ricardo pardal
Camara Municipal de Mangualde
mentores-formação-scaled
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Desporto » Viseu é palco de congresso internacional sobre combate à violência no desporto

Viseu é palco de congresso internacional sobre combate à violência no desporto

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
07.09.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
07.09.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Viseu é palco de congresso internacional sobre combate à violência no desporto

Viseu será o palco da discussão sobre segurança em eventos desportivos, em outubro. A Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu recebe um congresso organizado pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD), nos dias 13 e 14.

Rodrigo Cavaleiro, presidente da APCVD refere que o evento é “uma evolução das jornadas anuais” que o organismo promove. “É um evento para a formação dos quadros da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto. Desde o ano passado, quando abrimos as portas para o público em geral, tornou-se um evento que pretende capacitar e dar novos conhecimentos para o público alvo para o qual trabalhamos. Desde os gestores de segurança, assistentes de recinto desportivo, técnicos municipais de desporto, no fundo, todas as pessoas que tenham trabalho desenvolvido na área dos eventos desportivos”, concretiza o responsável.

Cavaleiro refere que será dada este ano “uma dimensão internacional ao evento”. “Para além das parcerias locais que estabelecemos, teremos presenças muito importantes como é o caso da FIFA, em que um dos oradores já confirmados é o diretor de segurança da FIFA, o alemão Helmut Spahn”, revela.

Em Viseu vão estar elementos da UEFA, especialistas de renome internacional, como o presidente do Comité da Convenção sobre a Segurança dos Espetáculos Desportivos do Conselho da Europa, Adrian Dinca.

O objetivo é que sejam trocadas experiências e metodologias para promover a segurança e o bem estar de todos os que estão e querem vir a estar no desporto: adeptos e intervenientes do jogo.

“Queremos que os painéis que estamos a preparar sejam uma montra e uma janela para boas práticas, novas ideias, que inspirem os profissionais e sejam depois aplicadas na atividade profissional. No fundo queremos que nos ajudem, cada um na sua área de responsabilidade, a fazer a transformação no desporto, que tanto pretendemos”, afirma Rodrigo Cavaleiro.

“O que pretendemos é que os espetáculos desportivos sejam cada vez mais seguros e acolhedores para os adeptos”, resume.

No encerramento das jornadas da APCVD, em 2022, o presidente do organismo, Rodrigo Cavaleiro Viseu vai receber evento internacional sobre combate à violência no desporto que vai mesmo acontecer em outubro.

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Outras notícias

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Notícias relacionadas

Procurar