vacinacao_praia_grande-min
Life-sized mannequin outdoors wearing a colorful gas mask and a loose beige T‑shirt, near a glass greenhouse. Suppressed windswept clouds in the sky enhance the surreal scene.
Aerial view of a European town with red-tiled roofs, white church with a tall steeple, and a circular plaza surrounded by streets and greenery.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Diário » Tecnologia da Lego vai servir 541 alunos do distrito de Viseu

Tecnologia da Lego vai servir 541 alunos do distrito de Viseu

Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub
 “Se acharmos que entrámos em modo ketchup, estamos mais perto de dar tiros nos pés”, sublinha treinador do Tondela
14.09.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 “Se acharmos que entrámos em modo ketchup, estamos mais perto de dar tiros nos pés”, sublinha treinador do Tondela
14.09.23
Fotografia: Jornal do Centro
Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub
 Tecnologia da Lego vai servir 541 alunos do distrito de Viseu

A tecnologia da Lego vai ser posta ao serviço da pedagogia em escolas de cinco concelhos do distrito de Viseu, servindo mais de 500 alunos do 7.º ano, revelou esta quinta-feira (14 de setembro) a diretora do Centro de Formação EduFor.

Em declarações à agência Lusa, Isabel Serra revelou que o kit educativo ‘SPIKE Prime LEGO Education’ vai ser utilizado por alunos de 28 turmas do 7.º ano de escolaridade, estando envolvidos 36 professores.

“Este instrumento vai ser utilizado por 541 alunos do 7.º ano, de seis agrupamentos de escolas associados ao Centro de Formação EduFor: dois agrupamentos de escolas do concelho de Nelas, bem como os agrupamentos de escolas de Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva”, acrescentou.

Segundo a diretora da EduFor, o kit educativo ‘SPIKE Prime LEGO Education’, que “combina os clássicos e versáteis elementos Lego com a mais avançada tecnologia dos elementos inteligentes technic e de um software intuitivo”, tem por objetivo “um ensino mais ativo e participado da parte dos alunos”.

“No fundo, coloca a tecnologia ao serviço da pedagogia, nas disciplinas que mais se adequam a trabalhar o currículo usando os kits ‘SPIKE Prime da LEGO Education’, quer pela sua metodologia, quer pela adequação curricular”, sustentou.

No seu entender, este projeto pretende aplicar em sala de aulas metodologias ativas, com recurso a uma ferramenta tecnológica, tendo sempre como objetivo “tirar o melhor proveito da parte de desenvolvimento curricular dos alunos e de desenvolvimento das competências que hoje a sociedade e a escola exigem”.

“Para já, as disciplinas envolvidas são as STEM [ciência, tecnologia, engenharia e matemática], nomeadamente a matemática, ciências e físico-química, porque os kits e metodologia de trabalho requerem um trabalho com programação e robótica que têm mais a ver com o currículo destas áreas”, justificou.

Este projeto-piloto, que chega no novo ano letivo 2023/2024 às escolas da região, arrancou no ano passado com a formação de um professor, “certificado para agora poder dar formação aos professores envolvidos”.

“Trinta e seis professores das disciplinas de Matemática, Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais estão a ter formação para tirarem o melhor partido dos 60 kits que o EDUFOR doou, cabendo 10 a cada agrupamento”, indicou.

O colaborador da Areal Editores especializado em tecnologias educativas e formador certificado Lego Education, Paulo Rodrigues, esclareceu que esta ferramenta é utilizada por alunos que “normalmente trabalham dois a dois”.

“Na caixa existem peças clássicas da Lego que conhecemos, muitos elementos chamados Technic e elementos inteligentes, ou seja, o próprio HUB que leva a programação e nos permite ligar os motores e os sensores. É essa parte mais tecnológica que vai requerer que aprendam programação, que vai dar vida às construções que fazem”, descreveu.

Através desta metodologia ativa e lúdica, os alunos desenvolvem o pensamento computacional, “aumentando a sua motivação para a aprendizagem enquanto desenvolvem ‘soft skills’, como o trabalho colaborativo”.

Este projeto-piloto resulta da parceria entre o Centro de Formação EduFor e a Areal Editores, distribuidora oficial da Lego Education em Portugal.

pub
 “Se acharmos que entrámos em modo ketchup, estamos mais perto de dar tiros nos pés”, sublinha treinador do Tondela

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 “Se acharmos que entrámos em modo ketchup, estamos mais perto de dar tiros nos pés”, sublinha treinador do Tondela

Notícias relacionadas

Procurar