hospital de viseu 2
Screenshot
peça teatro gémeos
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Negócios » Empresa do Canadá quer instalar-se na Serra da Estrela

Empresa do Canadá quer instalar-se na Serra da Estrela

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
28.09.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
28.09.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Empresa do Canadá quer instalar-se na Serra da Estrela

A empresa canadiana Empowered Startups quer instalar-se na zona da Serra da Estrela. A multinacional, que tem escritório em Évora, assinou parcerias com a Universidade da Beira Interior e o Politécnico da Guarda e diz que tem atraído investimento direto estrangeiro para universidades e institutos politécnicos no interior de Portugal.

A empresa anunciou o seu projeto para os territórios das Beiras e Serra da Estrela, esta quinta-feira (28 de setembro) numa sessão com autarcas, em Seia. “Vemos um enorme potencial” na região, diz Chris Lennon, presidente da Empowered Startups.

“Em 2023, assinámos parcerias com a Universidade da Beira Interior e com o Politécnico da Guarda, e hoje viemos apresentar o nosso trabalho a autarcas da Covilhã, Fundão, Guarda e Seia. Queremos ser seus parceiros na atração de investimento e de pessoas qualificadas que podem, a partir daqui, criar empresas com potencial global. Estes territórios têm muito a ganhar com o trabalho que fazemos e ficámos felizes por ver o entusiasmo destes autarcas”, afirma citado numa nota da empresa.

A multinacional diz que tem trazido para o país “profissionais estrangeiros altamente qualificados, com experiência no empreendedorismo e capacidade para investir e liderar negócios”.

“Estes empreendedores e empresários financiam diretamente projetos de investigação científica e, com os resultados dessa investigação, criam novos produtos, serviços e soluções inovadoras. Com este trabalho, a Empowered Startups abre portas à criação de novas empresas exportadoras, criadoras de emprego qualificado no interior do País”, acrescenta.

Em Portugal desde 2019, a Empowered Startups já fez parcerias com 12 instituições de ensino superior em diferentes distritos. Os empreendedores já recrutados para Portugal trabalham sobretudo no Alentejo e no Algarve, dedicados a áreas como a inteligência artificial, o machine-learning, a cibersegurança ou a nutrição.

Em fevereiro, a empresa entregou ao Governo uma carta de compromisso com o plano de recrutar 150 empreendedores e de atrair 10 milhões de euros de investimento direto estrangeiro até 2025.

Focada no interior do País, com o objetivo de fortalecer a ligação entre a ciência, a indústria e os tecidos empresariais locais, a multinacional acredita que “pode dar um contributo importante para o futuro sustentável de Portugal”.

A Empowered Startups tem como missão ligar o trabalho feito em universidades com o mundo empresarial, ajudando investigadores e empreendedores a comercializar a inovação. Aposta em regiões fora dos grandes centros urbanos para atrair talento e novas oportunidades de trabalho e de negócio. Desde o ano de fundação, já apoiou mais de 2.600 empreendedores e contribuiu para a criação de mais de 450 start-ups em vários continentes.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar