No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Câmara Municipal de Tondela vai promover um concurso de desenho, dirigido ao público escolar e alusivo ao aniversário de 50 anos do 25 de Abril, que se assinala em 2024.
“A iniciativa é organizada com vista à promoção da cidadania e à sensibilização da comunidade escolar acerca da importância do 25 de Abril na realidade da sociedade em que vivemos atualmente”, afirma o executivo municipal liderado por Carla Antunes Borges.
Em comunicado, a Câmara esclarece que o concurso desafia os estudantes, desde o primeiro ciclo ao ensino secundário e profissional do concelho, a “participar através da elaboração de desenhos criados por si de forma original”.
“Cada participante apenas poderá apresentar um trabalho a concurso, sendo que os desenhos também podem ser realizados em parceria, preferencialmente, no máximo por dois alunos, respeitando sempre o tema do concurso”, clarifica.
Entre outras regras do concurso, referência para a obrigatoriedade de os desenhos serem realizados em folhas de tamanho A4 e da identificação do aluno, que deve constar no verso da folha, no canto superior esquerdo.
“Os desenhos têm que ser elaborados com técnica livre e manual, não podendo ser impressos e apresentados emoldurados, enrolados ou dobrados”, destaca ainda a Câmara.
As regras do concurso podem ser consultadas na página da autarquia e os trabalhos concorrentes deverão ser entregues até dia 15 de dezembro no Museu Municipal Terras de Besteiros.
A divulgação dos trabalhos selecionados realizar-se-á em março de 2024 e a apresentação ao público acontecerá em abril, no âmbito da Festa do Livro e da Leitura.
Dos critérios de avaliação pelo júri farão aspetos como a criatividade, a originalidade, a comunicabilidade e a qualidade. Os vencedores do concurso terão “os seus desenhos publicados em livro”.
“As comemorações do cinquentenário do Dia da Liberdade, promovidas pelo município, pretendem constituir-se como uma oportunidade fundamental no reforço dos princípios e dos valores que estiveram na base da Revolução dos Cravos”, sublinha a Câmara.
Para a autarquia de Tondela, “a efeméride constitui ainda uma oportunidade para abordar temas como a paz, a liberdade, a democracia e o desenvolvimento”.