Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
A Câmara de Tondela organiza este domingo (22 de outubro) um conjunto de conversas a propósito da Câmara de Tondela candidata Festa das Cruzes a Património Imaterial.
Além da candidatura submetida à Direção Geral do Património Cultural, durante os encontros falar-se-á sobre as expectativas para o futuro deste evento religioso que acontece há mais de 300 anos, anuncia o município.
As conversas têm início às 14h30, em Castelões, na Igreja Matriz, seguindo-se depois, às 16h00, um encontro na Igreja Matriz do Guardão.
As sessões encerram, pelas 18h00, na Capela de Nossa Senhora do Campo, em Campo de Besteiros.
A Festa das Cruzes do Guardão – que Tondela: Festa das Cruzes em exposição no Museu Terras de Besteiros – é uma das maiores e mais antigas manifestações religiosas do concelho de Tondela. O evento realiza-se há vários séculos e cumpre uma tradição que passa de geração para geração.
A festa junta as povoações de Castelões, Santiago de Besteiros e de Campo de Besteiros às do Guardão, cumprindo a promessa antiga de agradecimento à Nossa Senhora dos Milagres pela sua ajuda na expulsão dos mouros.