No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Viseu vai ter, até ao final do ano, mais de 600 árvores plantadas. O município pretende manter a aposta “no ambiente e espaços verdes”, de forma a “incrementar a qualidade de vida e sustentabilidade do concelho”. Assim, está prevista a plantação de 675 árvores.
“No Parque Aquilino Ribeiro e na Mata da Quinta do Bosque serão plantadas espécies de carvalho-alvarinho (Quercus robur); já na Avenida 25 de Abril, proceder-se-á à plantação de 6 espécies de Tília tomentosa. Outros espaços da cidade serão também contemplados”, refere a autarquia.
Já no âmbito da empreitada de rearborização e criação de zonas de sombra, a decorrer no Parque Urbano de Santiago, serão plantadas 335 novas árvores.
“A intervenção, neste Parque, permitirá reorganizar o espaço atual, através de um desenho contemporâneo e minimalista, aumentando a diversidade biológica e promovendo mais e melhores zonas de recreio e lazer informal nos espaços abertos, para usufruto de todos”, refere o município, acrescentando que prevê ainda “a melhoria do atual sistema de rega, cuja água provém da rede pública de abastecimento, para uma solução mais sustentável, que recorre à utilização de água proveniente de furos e poços”.
“Levamos muito a sério a qualidade de vida das gerações atuais e futuras e essa é uma preocupação que se traduz no trabalho diário e cuidado pela manutenção da nossa cidade, por parte de todos os nossos técnicos e colaboradores”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas.
Recentemente, Viseu recebeu a visita de elementos da Câmara de Ílhavo, nomeadamente do seu presidente e colaboradores da área do Ambiente, que viram de perto boas práticas na área da jardinagem que são praticadas no concelho.
“É uma iniciativa que destaco com especial agrado, estando certo que a colaboração e partilha de conhecimentos e experiências entre cidades é decisiva para o seu desenvolvimento”, disse o autarca.