Weathered stone chapel with arched doorway and red-tiled roof, in a sunny courtyard.
Panel discussion at a charity/event inside a fire station, with a red fire truck behind and banners on the table centerpiece.
Viseu 2001 1
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Diário » Corporações do distrito de Viseu recolhem lixo elétrico em campanha

Corporações do distrito de Viseu recolhem lixo elétrico em campanha

Poster featuring a young woman with bold white text: 'A prevenção começa em si. Prepare-se e proteja-se dos incêndios rurais.' Promotes rural fire safety with logos at the bottom.
pub
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho
15.11.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho
15.11.23
Fotografia: Jornal do Centro
Poster featuring a young woman with bold white text: 'A prevenção começa em si. Prepare-se e proteja-se dos incêndios rurais.' Promotes rural fire safety with logos at the bottom.
pub
 Corporações do distrito de Viseu recolhem lixo elétrico em campanha

Quinze associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Viseu estão a receber pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados para reciclagem, na oitava edição do Quartel Electrão, que decorre até 30 de novembro.

As corporações da região que participam na iniciativa são os Bombeiros de Cabanas de Viriato, Canas de Senhorim, Carregal do Sal, Mangualde, Mortágua, Nelas, Nespereira, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Penedono, Santa Comba Dão, São João da Pesqueira, Santa Cruz da Trapa, Tabuaço e Tarouca.

Os equipamentos podem ser entregues nos quartéis aderentes pela população, empresas e instituições.

A associação de bombeiros que conseguir reunir a maior quantidade de equipamentos em todo o país ganha um veículo de combate a incêndios no valor de 68 mil euros. Já a instituição que fica em segundo lugar vai receber 5 mil euros em equipamentos de proteção individual.

O Quartel Electrão também vai dar prémios por regiões e aos novos aderentes, com os vencedores destas categorias a receberem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis.

As associações que recolherem mais pilhas e mais lâmpadas terão direito a 1.500 euros convertíveis em equipamento de proteção individual.

E todas as coletividades recebem mais 75 euros por cada tonelada de resíduos reunida, além de um incentivo financeiro ‘extra’ para premiar as associações que recolherem 30, 45 e 60 toneladas.

“O empenho e entusiasmo colocados pelos bombeiros nesta causa têm possibilitado o aumento significativo da quantidade de pilhas e equipamentos elétricos enviados para reciclagem. Acreditamos que nesta 8ª edição serão alcançados bons resultados, à semelhança do que já tem sido verificado em anos anteriores”, diz o diretor do Electrão, Ricardo Furtado.

A campanha, organizada em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, visa envolver as associações humanitárias na missão de reciclagem de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados e sensibilizar as populações para a causa da reciclagem. Desde 2011, o Quartel Electrão permitiu a recolha de mais de 11 mil toneladas.

pub
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho

Notícias relacionadas

Procurar