stand cim viseu nos alive
Barragem de Vilar Tabuaço Moimenta da Beira Sernancelhe
muv viseu paragem tempo temperaturas sol foto genérica
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Diário » Marcha LGBTQIA+ de Viseu marcada para 12 de outubro de 2024

Marcha LGBTQIA+ de Viseu marcada para 12 de outubro de 2024

pub
 Marcha LGBTQIA+ de Viseu marcada para 12 de outubro de 2024 - Jornal do Centro
11.12.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Marcha LGBTQIA+ de Viseu marcada para 12 de outubro de 2024 - Jornal do Centro
11.12.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Marcha LGBTQIA+ de Viseu marcada para 12 de outubro de 2024 - Jornal do Centro

A Marcha LGBTQIA+ de Viseu regressa a 12 de outubro de 2024. O anúncio foi feito pela Plataforma Já Marchavas, que organiza a iniciativa, sendo que a marcha vai entrar na sétima edição.

O movimento refere em comunicado que vai aproveitar a ocasião para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos, que “permitiu a construção de um movimento político pelos direitos LGBTQIA+ em Portugal”, e também sete anos de luta pelos direitos das pessoas homossexuais, lésbicas, bissexuais, transgéneras, queers, intersexuais e assexuais em Viseu.

A revolução do 25 de abril de 1974 derrubou o regime do Estado Novo, que “criminalizava e perseguia as minorias sexuais” e transformou-se numa “semente de esperança” que permitiu a criação de movimentos pelos direitos LGBTQIA+ em Portugal e também de movimentos feministas, recorda o Já Marchavas.

“50 anos depois, o movimento LGBTQIA+ e feminista consolidou-se, uniu-se, e as conquistas jurídico-legais alcançadas foram muitas, nem esquecemos as resistências ao reconhecimento, visibilidade e respeito pela diversidade. 50 anos depois, cerca de 30 marchas ocupam as ruas de todo o país para reivindicar direitos LGBTQIA+ e para garantir que não são revertidos”, conclui o movimento.

Em outubro, Sexta Marcha de Viseu pelos Direitos LGBTQIA+ mobiliza mais de uma centena de pessoas na sexta Marcha LGBTQIA+ de Viseu e percorreram o centro da cidade.

pub
 Marcha LGBTQIA+ de Viseu marcada para 12 de outubro de 2024 - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Marcha LGBTQIA+ de Viseu marcada para 12 de outubro de 2024 - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar