Estadio_2 mangualde
en222 são joão da pesqueira
santa_comba_dao_1_varanda_com_estoria-min
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Diário » Bombeiros de Nelas contemplados com apoios sociais em 2024

Bombeiros de Nelas contemplados com apoios sociais em 2024

pub
 Prémios Goncourt e Leya, livros de Coetzee, Maryse Condé e outros inéditos em maio
12.12.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Prémios Goncourt e Leya, livros de Coetzee, Maryse Condé e outros inéditos em maio
12.12.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Bombeiros de Nelas contemplados com apoios sociais em 2024

A Câmara de Nelas quer apoiar os bombeiros do concelho com apoios sociais em 2024. A proposta do executivo de Joaquim Amaral vai entrar em consulta pública para, depois, ser votada na Assembleia Municipal.

As medidas, que, segundo a autarquia, custam cerca de 30 mil euros aos cofres municipais, incluem o reembolso total do pagamento do IMI, o apoio ao arrendamento para quem não tem habitação própria no valor médio estimado similar ao do imposto sobre os imóveis, o apoio à atividade escolar dos filhos dos bombeiros e as bolsas de mérito para a frequência do ensino superior.

Entre os benefícios propostos, estão também o apoio na habitação e arrendamento social e no foro jurídico e psicológico e as isenções e reduções de taxas e do pagamento da utilização dos equipamentos municipais de lazer, cultura e bem-estar.

A Câmara propõe ainda o reforço das coberturas dos seguros de acidentes e a isenção total das taxas urbanísticas de construção ou reabilitação.

Os apoios abrangem os bombeiros que pertencem ao corpo ativo das corporações de Nelas e de Canas de Senhorim. Em comunicado, a Câmara Municipal diz que a proposta concretiza o compromisso assumido pelo executivo com as associações humanitárias e visa enaltecer e reconhecer o “trabalho benemérito e altruísta” dos soldados da paz no concelho.

Caso a medida seja aprovada, os benefícios sociais entram em vigor em 2024 e com compensação retroativa.

A autarquia de Nelas apoiou no ano passado a criação de mais duas equipas de intervenção permanente, num investimento de 90 mil euros, a que acresce outro tanto das duas outras EIP já criadas. No total, o apoio às quatro equipas que garantem a prontidão dos bombeiros no socorro ronda os 180 mil euros.

Já em 2023, a Câmara decidiu apoiar as corporações de Nelas e de Canas de Senhorim com 25 mil euros cada para apoiá-las nas atividades de proteção civil e de apoio às populações e na compra de viaturas.

“Este conjunto de medidas tem como objetivo maior reforçar e melhorar os serviços de apoio e proteção civil às populações e aos territórios do nosso concelho, dotando para o efeito as corporações de bombeiros do município de condições e meios de excelência”, conclui a Câmara.

pub
 Prémios Goncourt e Leya, livros de Coetzee, Maryse Condé e outros inéditos em maio

Outras notícias

pub
 Prémios Goncourt e Leya, livros de Coetzee, Maryse Condé e outros inéditos em maio

Notícias relacionadas

Procurar