Man in a white polo kneels beside three tall silver trophies displayed in a glass cabinet.
Two white long-sleeve shirts hanging on a clothesline to dry outdoors, with a tree and fence in the background.
cmad musical santa comba dão
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Six young dancers pose with medals and a large trophy in front of a dance competition backdrop, Portugal flag visible behind them.
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
Home » Notícias » Colunistas » Turismo de saúde e primárias socialistas

Turismo de saúde e primárias socialistas

 Que futuro terão as crianças?
16.12.23
partilhar

1. Em 2021, a ministra das finanças da Suécia admirou-se com a docilidade dos contribuintes portugueses que pagavam, e pagam, IRS com língua de palmo, enquanto milhares de reformados nórdicos, a habitarem em Portugal com as suas pensões nórdicas, não pagavam, nem pagam, a ponta de um chavelho.
Magdalena Andersson, ministra de um país onde há uma sociedade civil forte que nunca aceitaria este forrobodó, gozou os sofridos pagadores de impostos portugueses desta maneira: “de uma perspectiva sueca, é muito interessante (observar) a forma como os cidadãos comuns em Portugal aceitam isto. É fascinante. Se um paciente sueco e um paciente português estiverem lado a lado num hospital, o português pagou impostos pelos dois, porque os suecos têm todos os direitos — cuidados de saúde, transportes públicos —, mas não pagam impostos”.

Quando finalmente largarem o caso de turismo de saúde que canibalizou o Hospital de Santa Maria em quatro milhões de euros e salpicou o presidente da república, era bom que os nossos media investigassem a sério se — para além dos “residentes não habituais”, nórdicos e não nórdicos — não haverá mais mundos no mundo a meterem-se em aviões para virem aproveitar a generosidade do nosso SNS.

2. É já neste fim-de-semana que 60 mil militantes do PS com as quotas em dia vão poder escolher qual o candidato socialista a primeiro-ministro.
A campanha interna destas primárias teve um pecado original: Pedro Nuno Santos recusou-se a debater com os outros dois candidatos. Isto é, falhou clamorosamente o teste do algodão democrático.
Os militantes socialistas estão perante um dilema:
— votam no esquerdista Pedro Nuno Santos, o candidato preferido das lideranças intermédias que mandam nas concelhias e nas distritais?
— votam em José Luís Carneiro, o candidato moderado capaz de atrair o eleitorado central, onde há 17% de indecisos segundo a última sondagem ICS/ISCTE?
Na hora do voto, os socialistas vão pensar no telefonema do “chefe” da concelhia ou vão pensar no país? Já falta pouco para se saber.

 Que futuro terão as crianças?

Jornal do Centro

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Que futuro terão as crianças?

Colunistas

Procurar