No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Os bombeiros das corporações do concelho de São Pedro do Sul e as autoridades da região Viseu Dão Lafões voltaram a realizar na segunda e terça-feira (18 e 19 de dezembro) ações de fogo controlado na aldeia de Coelheira.
Os exercícios envolveram operacionais dos Bombeiros Voluntários e da Salvação Pública de São Pedro do Sul, dos Voluntários de Santa Cruz da Trapa, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, das Brigadas de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal (CIM) e de técnicos de fogo controlado.
“O fogo controlado permite, em comparação com as outras técnicas de gestão da vegetação, alcançar diversos objetivos silvícolas, silvopastoris, cinegéticos e ecológicos. Surge com relevante importância para a prevenção de incêndios, diminuindo a área percorrida anualmente por estes com a manutenção de cargas de combustíveis florestais abaixo de níveis críticos”, explica a CIM em comunicado.
As sessões foram realizadas no âmbito do projeto Life Landscape Fire, promovido pela CIM e no terreno desde 2019. A iniciativa usa o fogo controlado para diminuir a existência de combustível, reduzindo os incêndios rurais, e prepara o terreno para que, numa segunda fase, a pastorícia possa fazer essa manutenção.
O projeto tem como objetivo desenvolver medidas de prevenção contra os incêndios florestais e apostar na conservação da biodiversidade e no aumento da resiliência florestal.