No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A segunda edição da exposição “MILHO – Mostra de Ilustração de Lendas e Histórias de Outrora” foi inaugurada esta quinta-feira no Museu da História da Cidade. A inauguração teve início às 16h00 e contou com a presença da vereadora da Cultura do município de Viseu, Leonor Barata.
Na inauguração estiveram ainda vários alunos da Escola Superior de Educação de Viseu. A exposição foi criada com o objetivo de dar oportunidade aos alunos do curso de Artes Plásticas e Multimédia de mostrarem os seus trabalhos. Durante o segundo ano do curso, os alunos realizaram um passeio pelo centro da cidade, onde lhes foram contadas diversas lendas e mitos relacionados com Viseu. Agora, já no terceiro ano do curso, os alunos tiveram a oportunidade de ver as suas ilustrações expostas no Museu da História da Cidade. O espaço fica localizado na Rua Direita.
Para Leonor Barata, este projeto dá aos alunos “a possibilidade de ocuparem um espaço municipal, no caso este museu, e nesse sentido fazerem parte, com os trabalhos desenvolvidos, da história da cidade”. “Parece-nos um projeto muitíssimo interessante e que gostaríamos de continuar a acarinhar”, frisou ainda a vereadora da Cultura.
A inauguração esteve igualmente a coordenador do curso de Artes Plásticas e Multimédia, Catarina Sousa. A coordenadora e professora explicou que, com esta mostra, os alunos “tiveram a oportunidade de fazer um trabalho que se parece mais com aquilo que pode ser um trabalho em contexto laboral”. Além disso foi um trabalho realizado pelos alunos já com a noção, à priori, que seria apresentado ao público e não apenas ao público da escola.
“Aquilo que nós temos aqui hoje não são apenas as ilustrações finais deles, mas também um bocadinho do processo do seu trabalho, porque entregaram portfólios grandes de trabalho muito árduo que fizeram durante o primeiro semestre do ano passado”, explicou ainda a coordenador do curso.
Catarina Sousa adiantou ainda que a mostra da próxima edição está já a ser preparada e que estará relacionada com o 25 de Abril, naquela que será uma mostra “especial”. “Esta é de novo sobre as lendas e temos não apenas algumas lendas que já no ano passado ilustraram, mas também outras novas que no ano passado não apareceram”, disse Catarina Sousa, ainda sobre a exposição inaugurada esta quinta-feira.