No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Câmara de Mangualde vai organizar este ano o programa “Dias de Festa”, que promete espetáculos culturais para todos os gostos com a Biblioteca Municipal a servir de principal palco. A iniciativa contará com doze atividades, uma por mês, ao longo de 2024.
A programação vai integrar teatro, poesia, dança, música e cinema ao ar livre, entre outros géneros, e começa no próximo dia 26 de janeiro com a peça de teatro “Manhãs Sénior” da CulturDão, que sobe ao auditório da Biblioteca Municipal às 21h30.
Em comunicado, a autarquia explica que a nova programação “pretende dar visibilidade à cultura e desenvolver públicos”.
“Consideramos que é importante criar rotinas culturais nos mangualdenses, que foram interrompidas pela pandemia. Estamos empenhados em proporcionar uma oferta cultural diversificada, por forma a abrangermos todos os gostos”, adianta o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida.
Os “Dias de Festa” em Mangualde também são uma homenagem à escritora Ana de Castro Osório, natural do concelho. A Câmara baseou-se no título de uma das obras da autora – “Dias de Festa” – para intitular esta iniciativa.
A autarquia recorda que, no livro “Dias de Festa”, Ana de Castro Osório escreveu um conjunto de crónicas sobre algumas das festividades mais significativas como o Natal, as Janeiras, o Entrudo, a Semana Santa, a Páscoa, as festas da Senhora de Candeias, Senhora dos Verdes, Senhora do Castelo e Santa Cruz, os santos populares e o Dia de Finados.
Para o dia 23 de fevereiro, já está agendado um concerto com Nicolás Farruggia, um músico italo-argentino que vive em Portugal e que abraçou a música popular brasileira, tendo feito trabalhos como o álbum “Poema Livre”, lançado em 2022 e que inclui um dueto com Chico Buarque.