universidade católica jornal do centro
btl 202500363
missa sé diocese bispo padres
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Crianças de Viseu vão colecionar cromos e conhecer melhor a cidade

Crianças de Viseu vão colecionar cromos e conhecer melhor a cidade

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
21.02.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
21.02.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Crianças de Viseu vão colecionar cromos e conhecer melhor a cidade

O imaginário infantil da caderneta de cromos é a mais recente aposta da Freguesia de Viseu. A iniciativa pretende distribuir cadernetas nas escolas da freguesia para serem preenchidas com cromos que estarão em vários locais da cidade, disponibilizados de forma gratuita. O objetivo é o de promover o conhecimento dos alunos do terceiro e quarto anos de escolaridade sobre a cidade de Viseu, as figuras, os lugares e as histórias.

Foi perante uma plateia de crianças que o presidente da Junta de Freguesia de Viseu, Diamantino Santos, reforçou a vontade da instituição. “Queremos que conheçam ainda melhor a nossa freguesia. Os jardins, as matas, os monumentos… E queremos que o façam de uma forma divertida. Vão ter a caderneta e arranjar cromos que vão estar em locais da freguesia. Nessa altura, poderão visitar, com a vossa família, os locais onde estão os cromos e perceber um pouco melhor o que é cada sítio”, sublinhou o autarca.

No fim, haverá prémios para quem conseguir completar mais rapidamente a caderneta com as dezenas de cromos que estão por colar. As cadernetas preenchidas devem ser entregues na sede da Junta de Freguesia, mas, depois de verificado que têm todos os cromos colados, são devolvidas.

Num auditório da Igreja Nova completamente composto, o diretor do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Luís Nóbrega, defende que esta é uma iniciativa que promove o desligamento dos aparelhos eletrónicos. “É importante que os encarregados de educação levem os meninos a estes locais, em vez de estarem sistematicamente fechados numa sala, ou com o telemóvel, ou com o computador a jogar. Passam muito tempo neste tipo de atividades, não avançando noutras mais enriquecedoras”, vincou.

Depois de pedir à plateia o nome de seis monumentos na área da Freguesia de Viseu, e de verificar que as respostas estavam na ponta da língua, a vereadora da Cultura na Câmara de Viseu, Leonor Barata afirmou que “os sítios da nossa cidade, são também os nossos sítios”. A autarca explicou ainda o papel da área do Património, pasta de que é responsável.

A Junta de Freguesia de Viseu refere que além de informar, a caderneta pretende fomentar nas crianças o gosto pela busca de informação, curiosidade e pelo despertar de um novo mundo que vai muito para além da oferta que é dada atualmente pelas redes sociais.

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Notícias relacionadas

Procurar