5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Misericórdia de Lamego reforça aposta no envelhecimento ativo

Misericórdia de Lamego reforça aposta no envelhecimento ativo

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
27.02.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
27.02.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Misericórdia de Lamego reforça aposta no envelhecimento ativo

A Santa Casa da Misericórdia de Lamego está a reforçar o investimento nas respostas aos idosos, visando promover o envelhecimento ativo. A instituição social já está a fazer várias atividades que vão desde a estimulação cognitiva à atividade física, passando por sessões sensoriais.

O lar de idosos da Misericórdia conta com uma equipa técnica multidisciplinar dedicada aos utentes, prestando diariamente apoio psicossocial e cuidados de saúde e de reabilitação.

“Estamos a reforçar o investimento na oferta de respostas pioneiras no âmbito do envelhecimento ativo. Este apoio é assegurado por profissionais experientes e é sempre muito valorizado pelos utentes”, referiu o provedor da Misericórdia, António Pinto Carreira.

Junto dos idosos com dependência total são dinamizadas atividades de cariz sensorial, utilizando cheiros, música, texturas, luzes e cores familiares que “reavivam memórias e emoções e convidam ao relaxamento”, acrescenta a Santa Casa em comunicado.

Já os seniores que têm mais autonomia são envolvidos em atividades de estimulação cognitiva com o objetivo de despertar o pensamento e a interação social.

“Esta estimulação retarda o agravamento dos sintomas do envelhecimento e, eventualmente, o aparecimento e a progressão da demência. Os idosos com um nível de dependência mais leve também participam em atividades lúdicas, como jogos, que favorecem o convívio e a camaradagem”, realça a Misericórdia.

Ao mesmo tempo, a Santa Casa promove atividades físicas para combater o sedentarismo e reduzir o risco de morte por doença cardíaca coronária ou pressão arterial alta, entre outros problemas de saúde. A atividade física também melhora a aptidão cardiorrespiratória e muscular e a função cognitiva.

“Entre as várias atividades multidimensionais, os utentes participam ainda em jogos didáticos de cariz nutricional que fazem recordar receitas antigas, produzidas com alimentos colhidos na terra e de excelentes propriedades nutricionais”, conclui a Misericórdia de Lamego.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar