academico felgueiras
GNR agentes
I Liga Tondela vs Vitória de Guimarães
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
5
viajar
palácio do gelo viseu
Home » Notícias » Diário » Alunos de Viseu plantam mais de 250 árvores na freguesia de Lordosa

Alunos de Viseu plantam mais de 250 árvores na freguesia de Lordosa

pub
 Tratores agrícolas já provocaram 41 acidentes e mataram duas pessoas este ano
11.03.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Tratores agrícolas já provocaram 41 acidentes e mataram duas pessoas este ano
11.03.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Alunos de Viseu plantam mais de 250 árvores na freguesia de Lordosa

Cerca de 50 alunos da Escola Superior Agrária e das básicas Azeredo Perdigão e de Bigas, em Viseu, vão plantar 255 árvores numa ação que vai ter lugar nesta quarta-feira (13 de março) em Sanguinhedo de Maçãs, na freguesia de Lordosa.

A iniciativa é organizada pela organização ambientalista Quercus e pela Corticeira Amorim, no âmbito do programa “Aldeias Suber Protegidas”, que visa a prevenção de incêndios nas florestas.

Entre as espécies autóctones que vão ser plantadas, estão 50 sobreiros, 200 carvalho-alvarinho e cinco medronheiros. O objetivo é contribuir “para a transformação da paisagem junto de aldeias, reconvertendo o uso do solo para uma floresta de folhosas mais resiliente”, refere em comunicado a Corticeira Amorim.

O programa “Aldeias Suber Protegidas” visa “melhorar a resiliência dos espaços florestais e elevar a segurança e a qualidade de vida nas aldeias localizadas em áreas de elevado risco de incêndio rural ou florestal”, acrescenta a nota, referindo que, para isso, serão criadas faixas de proteção com sobreiros e outras espécies folhosas autóctones, promovendo a biodiversidade e facilitando a adaptação às alterações climáticas.

“O programa fomentará ainda o envolvimento comunitário e a cidadania ativa, o desenvolvimento social e o progresso nas áreas abrangidas, bem como a promoção das florestas e do montado, através do aumento do conhecimento sobre os ecossistemas locais e da adoção de medidas sustentáveis para a sua conservação”, explica a Amorim.

A iniciativa arrancou com um projeto-piloto em Unhais da Serra, em novembro do ano passado, onde foram plantados 500 sobreiros e 50 azinheiras.

O programa prevê expandir-se a outras zonas geográficas, abrindo candidaturas para que mais aldeias se possam juntar ao projeto no ciclo de plantação de 2024/2025, com o objetivo de plantar pelo menos 20 mil árvores.

pub
 Tratores agrícolas já provocaram 41 acidentes e mataram duas pessoas este ano

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Tratores agrícolas já provocaram 41 acidentes e mataram duas pessoas este ano

Notícias relacionadas

Procurar