No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Unidade Local de Proteção Civil (ULPC) da Freguesia de Repeses e São Salvador, em Viseu, realiza esta quarta-feira (27 de março) um debate sobre a importância e os desafios destas estruturas, agendado para as 09h30.
O evento terá lugar no Edifício Multiusos da freguesia, em Vildemoinhos, e será aberto ao público.
O debate contará com a participação do presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, do coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Seia, Artur Costa, e André Morais, do Gabinete de Proteção Civil da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).
“O objetivo deste evento é promover uma discussão ampla e informada sobre o papel das ULPCs na proteção e segurança das comunidades locais. Serão abordados temas como estratégias de prevenção, resposta a situações de emergência e cooperação intermunicipal para fortalecer a resiliência das freguesias e municípios face a eventos adversos”, explica a Freguesia de Repeses e São Salvador em comunicado.
O debate, acrescenta a junta, promete ser uma oportunidade para reunir todos os interessados em questões de segurança e proteção civil, incluindo representantes de entidades governamentais, organizações da sociedade civil, profissionais do setor e cidadãos.
A junta de freguesia reconhece ainda a “crucial importância” da prevenção e da preparação para enfrentar possíveis cenários de risco e desastre. Algo que levou à criação da ULPC e também de “oportunidades para capacitar os indivíduos com o conhecimento necessário para tomarem decisões mais informadas”.