No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Aikido, atletismo, dança, disc golf, duatlo, ginástica, goalBall, jiu-jitsu, laser run e tiro com arco são as 10 novas modalidades dos Jogos Desportivos de Viseu 2.0. A iniciativa acontece de 27 de abril a 28 de julho e terá, no total, 27 modalidades disponíveis para jovens dos 5 aos 15 anos.
No ano em que Viseu é “Cidade Europeia do Desporto”, o município promete um cronograma alargado, permitindo assim privilegiar o período de primavera e verão, ao abranger as férias escolares.
Além das novas modalidades, os mais novos poderão ainda contactar com outras, como é o caso do andebol, arborismo, basquetebol 3×3, BTT XCO, desporto adaptado, futebol de 7, futsal, hipismo, hóquei em patins, judo, natação, orientação, da patinagem, do ténis, do ténis de mesa, do voleibol de praia e do xadrez.
António Silva, jovem futebolista viseense que integra o plantel do Sport Lisboa e Benfica, é o embaixador destes Jogos Desportivos. O internacional português torna-se assim duplamente embaixador, no ano em que também integra o leque de 13 figuras viseenses associadas ao desporto.
Na apresentação desta edição, o presidente da Câmara Municipal de Viseu destacou a importância da iniciativa para os mais novos.
“É com enorme satisfação que anuncio a 2ª edição dos Jogos Desportivos de Viseu 2.0. Um projeto que me é muito querido, até porque foi na minha primeira passagem pela autarquia que criámos os Jogos ‘originais’. Em boa hora resgatámos este projeto, apostando na sua adaptação, mas mantendo a sua verdadeira essência: a competição saudável, a ética e o fairplay, a prática da atividade física para todos e a oferta desportiva aos mais novos”, destacou.
Em 2024, os Jogos Desportivos mantêm a sua estrutura e organização, sob orientação das entidades coordenadoras de modalidade – 22 no total -, entre as quais o município de Viseu. As instalações desportivas de gestão municipal, como é o caso do Pavilhão Desportivo do Fontelo, do Pavilhão Cidade de Viseu ou dos campos que integram o Parque Desportivo do Fontelo, continuam a ser palco privilegiado para a realização das atividades.
“Há que reconhecer publicamente o empenho e o mérito destas associações, clubes e instituições que, numa cooperação estreita com o Município de Viseu, permitem concretizar, com sucesso, estes Jogos Desportivos. Foram, e continuam a ser, parceiros na linha da frente, desde a primeira hora”, frisou o vereador do Desporto, Pedro Ribeiro.
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas através de uma plataforma própria para o efeito, à semelhança do ano transato, a qual estará disponível através do website municipal, www.cm-viseu.pt, previsivelmente, no dia 15 de abril.
Nesta plataforma, poderão inscrever-se crianças e jovens, de forma individual, para as modalidades não competitivas e/ou individuais. No caso das modalidades competitivas, os atletas terão de inscrever-se através de coletividades. Também os responsáveis técnicos e os dirigentes deverão gerir nesta plataforma o seu processo de inscrição.