No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A peça “Mãe” é apresentada esta sexta-feira no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego. Ana Vargas, Joana Gomes Martin e Sofia Moura sobem a palco às 21h30, numa descoberta de todos os mundos que a palavra “mãe” contém.
A dramaturgia foi criada com base em 50 entrevistas realizadas a mulheres de todo o mundo, com idades, culturas e vivências diferentes. Durante as entrevistas, foi explorada a relação destas mulheres com a maternidade, relação esta que foi depois transportada para a peça de teatro.
“O desejo de fazer este espetáculo já é antigo e prévio ao facto de ser mãe”, explicou Sofia Moura, atriz, dramaturga e mãe. “Vinha precisamente de questionar o amor pela mãe, da relação com a minha própria mãe. Quando fui mãe, a coisa tornou-se ainda mais urgente e tomou uma dimensão muito mais completa, porque não sou só filha, sou também mãe e, portanto, também entendo o lado dela”, disse ainda a dramaturga, que contou ainda com o apoio de Lígia Soares na dramaturgia.
Criada pela Mochos no Telhado e parceria com o Teatro Viriato e o Teatro Ribeiro Conceição, a peça conta com o apoio à criação de Joana Pupo e Pepa Macua, cenografia de Inês de Carvalho, desenho de luz de Mafalda Oliveira e música de Ana Bento.