policia-judiciaria
barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Cultura » Silêncio, que se vai cantar o Fado este sábado… numa taberna típica em Viseu

Silêncio, que se vai cantar o Fado este sábado… numa taberna típica em Viseu

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
18.05.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
18.05.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Silêncio, que se vai cantar o Fado este sábado… numa taberna típica em Viseu

Escondido numa rua discreta no centro da cidade de Viseu, a poucos passos da tão movimentada Avenida Alberto Sampaio, podemos encontrar o Pinguinhas, uma taberna tradicional portuguesa fundada em 2016 por Sílvio Marques. Este espaço recria o típico ambiente de uma casa de fados onde, segundo o fundador, se procura o “desenvolvimento e promoção do fado tradicional na região Centro e Beiras”, proporcionando aos seus clientes e visitantes uma experiência única e memorável.

Ao Jornal do Centro, o fundador da casa de fados, Sílvio Marques, adiantou que este sábado, dia 19 de maio, o Pinguinhas recebe dois grandes nomes do fado da região: Paulo Pires e Fernando Magueta. Acompanhados por José Figueiredo na guitarra portuguesa e Sílvio Pereira na viola de fado, estes dois fadistas da “velha guarda” prometem brindar o público com um espetáculo ímpar onde a tradição e a mestria se unem na celebração deste estilo musical português.

Mais do que um simples espetáculo, este evento representa, para o fundador, a paixão e compromisso do estabelecimento em manter viva a chama deste que é considerado Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), desde 2011. Segundo Sílvio Marques, “é neste contexto informal que a cultura do fado se transmite de geração em geração, numa genuína tradição e cultura popular”.

Para além do espetáculo que se irá realizar sábado, dia 19, este espaço oferece uma programação cultural com espetáculos ao vivo, com especial destaque ao Fado Tradicional e à Canção Popular Portuguesa, sendo que às quintas-feiras é dada primazia às noites de fado à moda antiga. As sextas e sábados são marcados por uma “agenda de espetáculos variados e eventos culturais na sala nobre do Pinguinhas”. Existe também a possibilidade de organizar eventos privados na mesma sala.

Sílvio afirma que as noites de fados correm bem em termos de ambiente, mas lamenta que a nível de adesão não tenham “noites tão cheias” como outrora, apesar de contarem sempre com a presença de “pessoas ligadas ao fado que vêm de todo o lado”, e embora se verifique um aumento na procura por este tipo de espetáculos a nível local. De recordar que este género musical português foi reconhecido enquanto tradição e expressão da identidade da cultura do país pela UNESCO em 2011 e que essa herança e responsabilidade cultural deve permanecer preservada pelas futuras gerações.

Se é apreciador deste tipo de espetáculo tradicional e procura uma noite autêntica e inesquecível, Pinguinhas é o lugar ideal para a noite de sábado.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar