No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
As caravanas da Aliança Democrática, do PS e do Bloco de Esquerda vão estar em Viseu na campanha para as eleições europeias de 9 de junho. O cabeça de lista da AD, Sebastião Bugalho, regressa no dia 2 de junho (domingo), dia do voto antecipado, a uma região onde já esteve recentemente num comício comemorativo dos 50 anos do PSD.
De acordo com o diretor de campanha da AD, Emídio Guerreiro, a campanha privilegiará os contactos com a população e as sessões de esclarecimento e serão raros os almoços ou jantares-comício, em dias com entre três e cinco pontos de agenda e que terminam, na maioria dos casos, com uma iniciativa ao final da tarde. A participação de Luís Montenegro e de outros dirigentes do PSD ou do CDS-PP irá sendo anunciada ao longo da campanha.
Também no dia 2 de junho, a caravana do PS, que tem como cabeça de lista Marta Temido (ex-ministra da Saúde), vai passar pelo distrito de Viseu.
O partido aposta numa campanha às europeias de cobertura territorial total e na qual o líder socialista Pedro Nuno Santos participará intensamente, havendo uma caravana principal da cabeça de lista, Marta Temido, e roteiros complementares de Francisco Assis ou Ana Catarina Mendes.
Focada na habitação, juventude e emprego – prioridades assumidas pela candidatura socialista -, a volta terá três tipos de ações: contacto com a população, visitas setoriais e ‘Encontros Europa’ ao final da tarde ou à noite e que poderão ter o formato de comício ou de tertúlia/debate para discutir temas europeus.
O Bloco de Esquerda (BE), que apresenta a ex-coordenadora Catarina Martins como candidata, também já anunciou que planeia passar pela região durante a campanha eleitoral, mas sem data anunciada para já.
O BE vai apostar em temas como a transição climática, direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+ ou o combate ao crime financeiro com o mote “Europa por ti: salvar o futuro”. O partido prevê percorrer 11 distritos, com forte aposta em Lisboa, Porto e Setúbal mas também com ações em Aveiro, Beja, Leiria, Santarém, Coimbra, Vila Real, Viseu e Braga.
Os outros partidos com assento parlamentar não têm, para já, nenhum evento previsto para a região de Viseu. A campanha oficial para as eleições europeias arranca na próxima segunda-feira (27 de maio) e termina a 7 de junho.