No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Os alunos da Escola Básica Mestre Arnaldo Malho, em Rio de Loba, venceram o concurso dos guarda-rios organizado pelo centro comercial Forum Viseu. O desafio decorreu no âmbito da iniciativa de sustentabilidade “Green Fest”, que decorreu até à passada segunda-feira (10 de junho).
O Forum Viseu propôs às escolas do concelho a apresentarem as suas interpretações do guarda-rios, considerada uma ave icónica da região, decorando-o com materiais recicláveis ou lixo recolhido em espaços públicos.
Os trabalhos estiveram em exposição no piso 2 do shopping, cabendo aos visitantes votarem nas suas obras preferidas, através do levantamento de fichas, pelo valor mínimo de 20 cêntimos cada, no Balcão de Apoio ao Cliente, e colocação no cofre de cartão junto à peça de eleição.
Das 3 808 fichas levantadas, 926 foram atribuídas à Escola Básica Mestre Arnaldo Malho, sagrando-se a vencedora deste desafio. O prémio atribuído à escola inclui um ecoponto e um conjunto de livros sobre ciências, engenharia, matemática e sustentabilidade, avaliado em 600 euros.
Seguiram-se a Escola Básica de Oliveira de Baixo (763 fichas), o Colégio da Via-Sacra (741 fichas), o Colégio da Imaculada Conceição (401 fichas), a Escola Básica de Gumirães (266 fichas), a Escola Básica João de Barros (258 fichas), a Escola Básica da Ribeira (222 fichas), a Escola Básica de Farminhão (153 fichas) e a Escola Básica Professor Rolando de Oliveira (78 fichas). Todos os estabelecimentos de ensino receberam um diploma de participação.
A mostra teve também uma componente solidária associada, sendo que o valor angariado com as fichas – 773,53 euros – vai ser entregue ao CERVAS – Centro de Ecologia Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, em Gouveia.
“Chegamos ao fim do ‘Green Fest’ com a certeza do impacto positivo que a iniciativa causou em todos os que nela participaram. A sustentabilidade foi o nosso principal mote e, por isso, não poderíamos deixar de envolver as crianças, que têm um papel tão importante na promoção de um futuro mais sustentável. Foi muito positivo ver o entusiasmo com que as escolas aceitaram o desafio do Forum Viseu e é com muita satisfação que distinguimos o empenho e a criatividade das crianças que desenvolveram os trabalhos para a exposição”, afirma Catarina Mané, diretora do Forum Viseu.
“A consciencialização ambiental é uma das nossas principais prioridades, pelo que esperamos continuar a apostar em iniciativas que promovam e incentivem a adoção de boas práticas junto da comunidade”, acrescenta.