banco_alimentar
territorios longevidade
já marchavas dia eliminação violência mulheres
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinhos adega vila nova tazem
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
Home » Notícias » Diário » Serviço de transporte da CIM Viseu Dão Lafões reconhecido pela União Europeia

Serviço de transporte da CIM Viseu Dão Lafões reconhecido pela União Europeia

Serviço Ir e Vir, que permite viagens de táxi em zonas não servidas pelos transportes públicos, foi reconhecido como um exemplo de boas práticas de mobilidade regional

pub
 Tributo a Carlos Paredes marca novo ano em V. Nova de Paiva
13.09.24
Jornal do Centro
partilhar
 Tributo a Carlos Paredes marca novo ano em V. Nova de Paiva
13.09.24
pub
 Serviço de transporte da CIM Viseu Dão Lafões reconhecido pela União Europeia

O serviço de transporte a pedido Ir e Vir, da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, foi reconhecido pela União Europeia como um exemplo de boas práticas de mobilidade regional.

O reconhecimento é do projeto europeu Embracer – Interligando a Mobilidade Entre Cidades e Subúrbios Europeus, financiado pelo programa INTERREG Europe.

Segundo a CIM Viseu Dão Lafões, o INTERREG Europe destaca que o serviço Ir e Vir, lançado em 2021, demonstra “os benefícios para a população e para os condutores de táxi” que aderiram e sublinha que a iniciativa “pode ser replicada em outras regiões” da Europa.

Desde o seu arranque, o Ir e Vir já foi utilizado por cerca de 30 mil passageiros, segundo a CIM, que acrescenta que a iniciativa “tem vindo a aumentar o seu âmbito e envolve atualmente quase 100 táxis na região”.

O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, refere que o reconhecimento “ao mais alto nível” comprova que o Ir e Vir “é um contributo muito importante para melhorar o paradigma da mobilidade na nossa região”.

“Viagem a viagem, este serviço está a aproximar as pessoas de Viseu Dão Lafões. Quem não dispõe de transporte próprio, quem vive em zonas mais afastadas, pode agora deslocar-se de uma forma fácil e confortável. A grande adesão que o serviço tem registado é a evidência de que é uma solução prática e inclusiva, a um preço justo, para a nossa população. Sendo mais do que um projeto de mobilidade, é um projeto de coesão social e territorial”, disse o responsável.

O Ir e Vir permite deslocações de táxi em localidades que não são servidas pelo serviço público de transporte de passageiros da região. A CIM Viseu Dão Lafões lembra que o projeto tem sido “muito relevante no verão, quando há uma redução do serviço habitual de transportes públicos”.

pub
 Tributo a Carlos Paredes marca novo ano em V. Nova de Paiva

Outras notícias

pub
 Tributo a Carlos Paredes marca novo ano em V. Nova de Paiva

Notícias relacionadas

Procurar