cantinho_dos_animais-7
viseu senhora da beira
Afonso Rodrigues CD Tondela
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Diário » Novo hospital psiquiátrico de Viseu ‘à espera’ do Tribunal de Contas

Novo hospital psiquiátrico de Viseu ‘à espera’ do Tribunal de Contas

Obras deverão arrancar em 2025

 Novo hospital psiquiátrico de Viseu ‘à espera’ do Tribunal de Contas - Jornal do Centro
17.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Novo hospital psiquiátrico de Viseu ‘à espera’ do Tribunal de Contas - Jornal do Centro
17.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Novo hospital psiquiátrico de Viseu ‘à espera’ do Tribunal de Contas - Jornal do Centro

As obras do novo hospital psiquiátrico de Viseu podem vir a arrancar em 2025, mas ainda aguardam pelo visto do Tribunal de Contas, anunciou a administração da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões.

“A ULS Viseu Dão-Lafões informa que já foi assegurado, junto da Administração Central do Sistema de Saúde, o reforço do financiamento, pelo que aguardamos que se desenrolem os necessários trâmites legais, nomeadamente a obtenção do visto prévio do Tribunal de Contas, para que seja possível dar início à obra”, esclareceu a administração ao Jornal do Centro.

A obra da nova unidade é apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e conta com um investimento de 8,2 milhões de euros. O projeto, que está há anos no papel, prevê a substituição do atual hospital psiquiátrico de Abraveses pela nova unidade que será construída no complexo do Hospital de São Teotónio.

A expetativa é a de que em 2025 se possam iniciar as obras.

O projeto prevê a criação de um túnel de ligação ao serviço de urgência do São Teotónio. O novo hospital psiquiátrico vai ser concebido com base numa nova visão para a saúde mental e promove a ligação entre esta área e as restantes valências hospitalares.

O projeto da nova unidade psiquiátrica é reivindicado há vários anos, mas só em 2023 é que o concurso foi lançado. O plano passa pela construção do hospital na zona entre a Escola Superior de Saúde e as urgências do São Teotónio. O anterior conselho de administração do Hospital de Viseu previa no ano passado que a obra ficasse concluída entre o final deste ano e o primeiro semestre de 2025.

O projeto previa inicialmente a renovação do hospital de Abraveses, anunciada em 2021. A unidade tem sido alvo de críticas por parte de utentes e profissionais.

pub
 Novo hospital psiquiátrico de Viseu ‘à espera’ do Tribunal de Contas - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Novo hospital psiquiátrico de Viseu ‘à espera’ do Tribunal de Contas - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar