Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho

A ULS Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) integra a partir da meia noite desta quarta-feira o projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, medida que se consubstancia em urgência referenciada e que serve para orientar os utentes para o serviço mais adequado, anunciou a instituição. 

O projeto promove o uso prioritário da linha SNS 24 (808 24 24 24) como ponto de entrada no SNS para situações não emergentes.

“Após o contacto com a linha SNS 24, um enfermeiro avaliará a situação clínica do utente, podendo encaminhá-lo para autocuidados, para os cuidados de saúde primários ou, em casos mais graves, para o hospital, acionando o INEM se necessário. Se for indicada observação pelo médico dos cuidados de saúde primários, o SNS 24 agenda uma consulta na respetivaunidade, no prazo máximo de 24 horas, evitando deslocações desnecessárias. Nos casos em que os centros de saúde não disponham de vagas suficientes, o doente será encaminhado para o hospital”, esclarece a administração da ULS. 

Esta iniciativa, lançada em maio de 2023 pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), pretende otimizar a orientação dos utentes com doença aguda de menor gravidade. “Também nos termos da legislação encontra-se assegurado o atendimento em instituição privada com a qual foi celebrado protocolo, desde que ultrapassada a capacidade de resposta do SNS”, acrescenta a mesma fonte. 

Ainda de acordo com a ULS, está disponível um telefone, quer na urgência geral quer na urgência pediátrica, para os utentes que se desloquem ao serviço por iniciativa própria, para que possam efetuar contacto prévio com a linha SNS 24.

Com está nova filosofia no atendimento de urgência, a Consulta de Atendimento Complementar Infantil (CACI), em funcionamento no Centro de Saúde de Viseu 3, em Jugueiros, desde junho, será encerrada no dia 31 de outubro de 2024, às 23H59. A comunidade será orientada a utilizar o SNS 24 como primeiro ponto de contacto com o SNS para triagem e encaminhamento adequados, para que seja dada a melhor resposta às necessidades de saúde de cada pessoa em concreto, informou ainda a ULS. 

Procurar