cantinho_dos_animais-7
viseu senhora da beira
Afonso Rodrigues CD Tondela
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Concelho » Lamego » “Não visitem a sala colonial”: a nova exposição em Lamego que explora o passado

“Não visitem a sala colonial”: a nova exposição em Lamego que explora o passado 

O Museu de Lamego inaugura, no dia 16 de novembro, uma exposição crítica sobre o legado do Império Português

 “Não visitem a sala colonial”: a nova exposição em Lamego que explora o passado - Jornal do Centro
14.11.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 “Não visitem a sala colonial”: a nova exposição em Lamego que explora o passado - Jornal do Centro
14.11.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 “Não visitem a sala colonial”: a nova exposição em Lamego que explora o passado - Jornal do Centro

O Museu de Lamego, em parceria com a Escola Secundária de Latino Coelho, anuncia a abertura da exposição “Não visitem a sala colonial” no próximo dia 16 de novembro. A exibição é o resultado de um projeto desenvolvido em colaboração com a artista Catarina Simão, que quis explorar, com uma abordagem crítica, a herança colonial na memória coletiva. 

A ideia do projeto partiu de uma pesquisa da Escola Secundária de Latino Coelho pela “Sala Colonial”, um espaço criado durante o Estado Novo com o propósito de homenagear o Império Português em África. Esta sala, guardava objetos coloniais como publicações da época, artefactos africanos, fotografias e publicações da altura, um conjunto de elementos que resultavam como propaganda para uma imagem imperialista e glorificada da presença colonial portuguesa.  

A exposição “Não Visitem a Sala Colonial” apresenta uma reflexão sobre as práticas de custódia e o papel dos museus e escolas na preservação e interpretação dos arquivos históricos. Neste sentido, a exposição oferece ao público a oportunidade de uma experiência de memória crítica, com ações educativas que procuram mostrar o que se passou no passado. 

O projeto levou à produção de um filme com a colaboração de uma turma do 10º ano da escola, onde foram abordadas questões ligadas às memórias familiares e às implicações do passado colonial na região de Lamego. 

Para assinalar o lançamento, o Museu de Lamego realiza o encontro “A sala que não visitamos: escola, memória e arquivo”, que reúne os colaboradores do projeto.  Na continuação do encontro, haverá uma mesa-redonda coordenada por Catarina Simão, onde serão partilhadas experiências, enriquecendo a visão crítica sobre os legados coloniais e o desafio de mantê-los vivos.

A exposição está disponível no Museu de Lamego até 27 de abril de 2025.

pub
 “Não visitem a sala colonial”: a nova exposição em Lamego que explora o passado - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 “Não visitem a sala colonial”: a nova exposição em Lamego que explora o passado - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar