No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A região de Viseu teve temperaturas acima da média no novembro mais quente dos últimos 94 anos em Portugal continental, revela o mais recente boletim do clima do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o documento, a estação meteorológica de Viseu registou temperaturas médias entre os 10,1 graus de mínima e os 16,7º de máxima, registos superiores em comparação com o valor médio entre 1981 e 2010, tal como consta nos mapas do boletim do IPMA.
Em novembro, o dia com a temperatura mais gelada do mês em Viseu foi 13 de novembro, com uma mínima de 4,3 graus. Já a máxima mais elevada foi de 21,8º no dia 6.
Ainda segundo o boletim do IPMA, a chuva em Viseu também foi abaixo da média para o mês de novembro e chegou aos 96,8 milímetros, dos quais 28,5 milímetros só no dia com mais precipitação (24 de novembro).
Quanto ao vento, a intensidade chegou a atingir um máximo de 62,3 quilómetros/hora no dia 13.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a temperatura mínima do ar no distrito de Viseu teve um desvio superior a dois graus Celsius em relação ao valor normal 1981-2010, juntamente com as regiões de Aveiro, Guarda, Leiria, Santarém e Évora.
Já na temperatura máxima, houve locais dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Bragança e Guarda a registarem anomalias superiores a 3,5 graus. Também os valores médios de temperatura do ar foram muito superiores ao normal, com a maior parte das regiões a registarem anomalias superiores a 2,5 graus.
Ainda de acordo com o boletim do IPMA, em novembro não houve registo de seca meteorológica no distrito de Viseu. Os termómetros em Viseu baixaram em comparação com o mês anterior de outubro (11,5º de temperatura mínima média e 18,4º de máxima).
A nível nacional, o IPMA classificou novembro como um mês “extremamente quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação”. As temperaturas em Portugal foram acima da média para a altura do ano com 15,14 graus de temperatura média do ar.
No mês passado, o mercúrio em Portugal variou em média entre os 10,99º de mínima – a terceira mínima mais alta desde 1931 e a segunda desde 2000 – e os 19,29º de máxima – a quarta máxima mais elevada desde 1931.
Durante o mês de novembro, os valores da temperatura do ar estiveram quase sempre acima do valor médio mensal, destacando-se o dia 6 de novembro com 20 por cento das estações meteorológicas da rede do IPMA a registarem valores da temperatura máxima acima dos 25 graus. Já a precipitação nacional foi inferior ao valor médio entre 1981 e 2010.


