IMG_4995
palestina já marchavas
Vê Portugal Turismo Centro
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas
aluga-se

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

02.06.25

À procura de vistas de cortar a respiração? Situado na EM326, em…

30.05.25

Quer fazer parte de uma equipa com mais de 20 anos de…

29.05.25
sofia relvas
marco almeida ps mangualde
vitor figeuiredo
MdC-VW-Schwimmwagen
castro daire
rustica padaria viseu
Home » Notícias » Diário » Alunos da Universidade de Aveiro expõem produtos criados com artesãos de Tondela

Alunos da Universidade de Aveiro expõem produtos criados com artesãos de Tondela

Exposição “UA.LABDESIGN – Universidade nas Aldeias” dá a conhecer parte do trabalho que alunos da Universidade de Aveiro fizeram em Tondela, nos dois últimos anos

 Alunos da Universidade de Aveiro expõem produtos criados com artesãos de Tondela - Jornal do Centro
20.12.24
fotografia: Câmara de Tondela
partilhar
 Alunos da Universidade de Aveiro expõem produtos criados com artesãos de Tondela - Jornal do Centro
20.12.24
Fotografia: Câmara de Tondela
pub
 Alunos da Universidade de Aveiro expõem produtos criados com artesãos de Tondela - Jornal do Centro

O Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA) acolhe desde terça-feira (17 de dezembro) a exposição “UA.LABDESIGN – Universidade nas Aldeias”. A mostra dá a conhecer parte do trabalho que alunos da instituição fizeram no concelho de Tondela, nos dois últimos verões.

Dos laboratórios promovidos com o apoio da Câmara de Tondela, foram criadas várias peças que cruzam o design contemporâneo com as tradições culturais das aldeias. Vão desde capuchas com resíduos de burel do Caramulo, sapatilhas e candeeiros com linho de Múceres a novas peças de barro negro de Molelos.

No seu processo criativo, os estudantes da UA tiveram a ajuda dos artesãos de Molelos, Múceres e Caramulo, bem como de professores e investigadores. O resultado final pode ser visto agora no DeCA de Aveiro até 21 de fevereiro.

O projeto UA.LABDESIGN passou por Tondela entre os dias 16 e 23 de julho de 2023 e de 1 a 7 de julho deste ano. As duas edições da iniciativa contemplaram a realização de oficinas temáticas do linho, madeira, burel, barro, calçado e impressão gráfica realizadas nas aldeias de Múceres, Ribeira e Caramulo.

A Câmara de Tondela recorda que os laboratórios decorreram com sucesso “ajudando a promover a valorização do património cultural e incentivando práticas sustentáveis”.

“Este projeto contribuiu ainda para o fortalecimento das redes de colaboração entre o meio académico e as comunidades rurais”, acrescenta a autarquia.

pub
 Alunos da Universidade de Aveiro expõem produtos criados com artesãos de Tondela - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Alunos da Universidade de Aveiro expõem produtos criados com artesãos de Tondela - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar