academico felgueiras
GNR agentes
I Liga Tondela vs Vitória de Guimarães
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
5
viajar
palácio do gelo viseu
Home » Notícias » Diário » Stellantis Mangualde fecha ano com a maior produção de sempre: 86 mil viaturas em 2024

Stellantis Mangualde fecha ano com a maior produção de sempre: 86 mil viaturas em 2024

Segundo a Stellantis, a produção de 2024 na fábrica de Mangualde representa um aumento de 2% face a 2023. Ano marcado pelo arranque da produção de viaturas elétricas

 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos
20.12.24
fotografia: Stellantis
partilhar
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos
20.12.24
Fotografia: Stellantis
pub
 Stellantis Mangualde fecha ano com a maior produção de sempre: 86 mil viaturas em 2024

A fábrica da Stellantis em Mangualde vai fechar 2024 com o maior registo de produção de sempre, com a previsão de 86 mil viaturas fabricadas. Segundo a empresa, o registo representa um aumento de 2 por cento em comparação com 2023, que era até agora o melhor ano de produção da unidade industrial.

O balanço foi divulgado esta quinta-feira (20 de dezembro) pela Stellantis, que cita dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Entre janeiro e novembro, a fábrica de Mangualde representou 26,2 por cento dos veículos produzidos em Portugal. A maioria da produção (95,5%) foi para o mercado da exportação.

“Este facto sublinha o crescente peso que a Stellantis Mangualde tem em termos de economia nacional, reforçando a sua importância no desenvolvimento do tecido empresarial e industrial da região Centro”, acrescenta a multinacional dona de marcas como a Peugeot, a Citröen, a Fiat e a Opel.

O ano de 2024 fica marcado pelo arranque da produção de viaturas elétricas na fábrica de Mangualde. Uma novidade que, salienta a Stellantis, levou a “transformações significativas na sua área industrial, tanto nos setores de montagem como na ferragem” e à criação de uma nova linha de montagem de baterias para os veículos elétricos. O investimento levou à criação de 63 novos empregos.

Agora, da fábrica de Mangualde saem oito modelos elétricos de passageiros e comerciais ligeiros Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Fiat e-Doblò, Opel Combo Electric e Peugeot E-Partner e E-Rifter.

Segundo a Stellantis, a fábrica de Mangualde já produziu mais de 1,8 milhões de veículos, de 24 modelos diferentes, desde que foi criada em 1962. O centro de produção emprega cerca de 900 trabalhadores que, divididos por três turnos, produzem uma média de 370 viaturas por dia.

A empresa destaca ainda a liderança do mercado português de venda de automóveis com uma quota de 25% e também do segmento de veículos profissionais, quer no mercado dos veículos comerciais ligeiros com uma quota de 44,7%, quer no dos furgões 100% elétricos, com 34,5% de quota de mercado.

O ano da Stellantis fica ainda marcada pela saída recente do português Carlos Tavares do lugar de presidente executivo (CEO).

pub
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos

Notícias relacionadas

Procurar