5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » CIM Douro reúne com eurodeputados e Comissão Europeia em Bruxelas

CIM Douro reúne com eurodeputados e Comissão Europeia em Bruxelas

Comunidade intermunicipal que junta a maioria dos concelhos do norte do distrito de Viseu pede às entidades europeias que olhem para a região

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
18.02.25
fotografia: Facebook CIM Douro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
18.02.25
Fotografia: Facebook CIM Douro
pub
 CIM Douro reúne com eurodeputados e Comissão Europeia em Bruxelas

Uma comitiva da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro, que junta grande parte do norte do distrito de Viseu, está em Bruxelas (Bélgica) para uma série de reuniões com eurodeputados, representantes de direções-gerais da Comissão Europeia e entidades comunitárias.

Os encontros decorrem desde segunda-feira (17 de fevereiro) e até sexta (dia 21) e visam “intensificar o diálogo com as instituições europeias e dar a conhecer as especificidades, desafios e potencialidades dos 19 municípios que compõem a CIM Douro”, explica a comunidade intermunicipal.

A CIM espera que as reuniões permitam sensibilizar os decisores políticos europeus “para as necessidades da região e para a importância de projetos de investimento que promovam o desenvolvimento sustentável, a coesão territorial e a criação de emprego”.

Entre os assuntos abordados, estão a promoção de projetos que visem a valorização do património cultural e natural, a promoção da inovação e da economia circular, o desenvolvimento de infraestruturas e a melhoria da qualidade de vida das populações, o reforço da cooperação com as regiões vizinhas – nomeadamente Espanha – e a consolidação do potencial turístico e da marca Douro.

Para o presidente da CIM, Luís Machado, esta é uma forma de “mostrar aos nossos parceiros europeus que somos uma região dinâmica, com um grande potencial de desenvolvimento”.

“Através desta missão, pretendemos atrair investimentos, projetos e parcerias que nos permitam construir um futuro mais próspero e sustentável para a nossa região, englobando além das características vinhateiras, o turismo, a hospitalidade, a residência como fixação de comunidades e, merecidamente, a prosperidade para toda a região, que é vasta”, acrescenta o responsável.

A CIM Douro acredita ainda que a missão em Bruxelas “irá contribuir para um maior reconhecimento da região do Douro a nível europeu e para a obtenção de resultados concretos que beneficiem as populações locais”.

A CIM Douro abrange 19 concelhos, entre eles a maioria dos municípios do norte do distrito de Viseu: Armamar, Lamego, Moimenta da Beira. Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar