sementeira
RI14
PREDIO(1)-min
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25
autárquicas 25
psd
domingos nascimento tarouca autárquicas
cruzeiro-rio-douro-novo-3
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Home » Notícias » Concelho » Mangualde » A tradição dos grelos é para homens e mulheres em São Cosmado, Mangualde

A tradição dos grelos é para homens e mulheres em São Cosmado, Mangualde

Dia dos tradicionais grelos acontece esta quarta-feira e conta com pelo menos 100 pessoas

 A tradição dos grelos é para homens e mulheres em São Cosmado, Mangualde - Jornal do Centro
03.03.25
fotografia: Os Ciências Associação Cultural e Desportiva
partilhar
 A tradição dos grelos é para homens e mulheres em São Cosmado, Mangualde - Jornal do Centro
03.03.25
Fotografia: Os Ciências Associação Cultural e Desportiva
pub
 A tradição dos grelos é para homens e mulheres em São Cosmado, Mangualde - Jornal do Centro

Na freguesia de São Cosmado, em Mangualde, a tradição dos grelos é para homens e mulheres. Esta quarta-feira, 5 de março, os Ciências Associação Cultural e Desportiva de São Cosmado, em Mangualde, organizam mais um dia dos tradicionais grelos, com início marcado para as 19h30. O evento vai contar com cerca de 100 pessoas, mais 20 que no ano anterior.

O presidente da Associação Cultural, Jorge Caetano Marques, conta ao Jornal do Centro que esta é uma tradição secular, “dos antepassados”. O principal deste dia tradicional são os grelos e a chouriça, que são acompanhados por batatas e ovos cozidos.

Jorge Marques explica que a tradição pertencia a um grupo de pessoas quando, por volta do ano de 2007, a Associação a adotou. Nesta altura o evento destinava-se apenas a homens, mas “desde que é a associação que o organiza, tivemos de mudar a forma e já abrange todos. Homens e mulheres”.

Este evento acontece anualmente, tendo na edição passada recebido 82 pessoas e este ano conta já com 100 visitantes. 

Os grelos “são feitos em panelas de ferro, à antiga”, como nos conta o presidente da Associação. A forma como os grelos são cozinhados já é um segredo que Jorge Marques não pode revelar. “Está guardado há muito tempo”, diz o presidente. Ficamos apenas a saber que “são cozidos em água”. 

Evento acontece esta quarta-feira de cinzas em São Cosmado, Mangualde, a partir das 19h30. À sua disposição terá grelos, chouriço, ovo cozido, batatas, vinho e cevada na panela de ferro.

pub
 A tradição dos grelos é para homens e mulheres em São Cosmado, Mangualde - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 A tradição dos grelos é para homens e mulheres em São Cosmado, Mangualde - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar