A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
Perto de sessenta voluntários plantaram cerca de 1.000 carvalhos alvarinhos numa ação de reflorestação que decorreu sexta-feira (7 de março) em Carregal do Sal. A iniciativa da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões decorreu em zonas devastadas pelos incêndios de setembro do ano passado.
A ação de reflorestação ocorreu em parcelas intervencionadas no âmbito do projeto Life Nieblas, que nos últimos anos testou o uso do nevoeiro na recuperação de áreas florestais afetadas por incêndios e procurou identificar a forma mais eficaz de plantação.
Além da plantação de carvalhos, também foram repostos os coletores de neblina que tinham sido destruídos pelos fogos de setembro e que vão ser aproveitados para implementar redes volumétricas. Uma solução que, segundo a CIM, permite recolher mais água do que a solução originalmente implementada no âmbito do Life Nieblas, complementando a rede mosquiteira.
A iniciativa contou com a colaboração da Câmara de Carregal do Sal. Entre os participantes, também estiveram equipas da Junta de Freguesia de Oliveira do Conde e dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato e Carregal do Sal, e alunos do curso profissional de técnico de Proteção Civil da Escola Secundária de Carregal do Sal.