Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Mata do Serrado vai ter Jardins das Artes e das Letras este verão

Mata do Serrado vai ter Jardins das Artes e das Letras este verão

Evento realizado pela organização dos Jardins Efémeros leva livros, oficinas, concertos e performances a um dos corações verdes de Viseu

Diogo Paredes
 Mata do Serrado vai ter Jardins das Artes e das Letras este verão - Jornal do Centro
12.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Mata do Serrado vai ter Jardins das Artes e das Letras este verão - Jornal do Centro
12.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Mata do Serrado vai ter Jardins das Artes e das Letras este verão - Jornal do Centro

A Mata do Serrado vai ser palco de uma nova iniciativa este verão. Aquele que é um dos corações verdes da cidade de Viseu recebe, entre os dias 27 de junho e 6 de julho, o “Jardim das Artes e das Letras” (JAL’25). Por trás da organização deste evento, focado na literatura e nas artes, está a equipa que organizou os Jardins Efémeros.

Cinema ao ar livre, casas na árvore, biblioteca para adultos e crianças, uma feira do livro, concertos, performances. São várias as iniciativas programadas para o evento. O nome dos artistas convidados, contudo, será apresentado numa data mais próxima, como explicou a organizadora, Sandra Oliveira. O mote do Jardim das Artes e das Letras foca-se nos livros “Tisanas”, de Ana Hatherly, e “Grapefruit”, de Yoko Ono.

O objetivo do JAL, segundo esclareceu Sandra Oliveira ao Jornal do Centro, é “intervir naquela quinta que está no coração da cidade, que é um espaço de bem-estar e para relaxar”. “É uma mata icónica e histórica que Viseu tem no coração da cidade e que não é no Fontelo”, continuou a organizadora do JAL. “É pedonal, toda a gente pode ir a pé ou com as crianças, é um projeto intergeracional”, disse Sandra Oliveira.

“Em segundo lugar, porque entendemos que no mundo muito agitado e hiperativo com as redes sociais e o mundo digital, tem de haver um espaço para estar na natureza. Viseu tem este equipamento que pode promover o bem-estar das crianças e dos adultos, dos jovens e dos seniores” detalhou a antiga organizadora dos Jardins Efémeros.

O foco na literatura não é inocente e tem que ver com o retomar de uma relação com a leitura e com os livros que “está cada vez menor”. “Não existe uma feira do livro em Viseu, felizmente há uma nova livraria, mas outra extinguiu-se. Os livros são conhecimento e o conhecimento prepara-nos para sermos melhores, mais capazes e mais humanos”, disse Sandra Oliveira. A relação entre os livros, o conhecimento e a arte contemporânea é, portanto, algo natural, de acordo com a organizadora. Sandra Oliveira foi mais longe, e assumiu que “falta poesia na nossa vida”. “Os livros e a arte têm essa capacidade de poder juntar pessoas muito diferentes em torno da mesma vontade.”

A poesia, a arte e a natureza alinham-se assim com o Jardim das Artes e das Letras. Portanto, nada melhor do que juntar a arte, as pessoas e a natureza num dos corações verdes de Viseu. Entre 27 de junho e 6 de julho, a Mata do Serrado vai contar ainda com um bar-restaurante com lugar para 120 pessoas, contou a organizadora. “O que queremos também é dar um lado de sofisticação porque achamos que Viseu também tem uma palavra a dizer nas questões da modernidade”, disse Sandra Oliveira.

Em relação aos Jardins Efémeros, Sandra Oliveira assumiu que, embora a equipa seja a mesma, o evento deste verão nada tem que ver com os Jardins Efémeros. “É uma equipa extremamente profissional, com bastante modernidade de pensamento, amor pela execução das atividades e acima de tudo amor pela cidade e pelas pessoas que são de Viseu”, concluiu.

Os Jardins das Artes e das Letras é uma iniciativa que conta com o apoio financeiro da Direção Geral das Artes e da Câmara Municipal de Viseu.

pub
 Mata do Serrado vai ter Jardins das Artes e das Letras este verão - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Mata do Serrado vai ter Jardins das Artes e das Letras este verão - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar