Sensorianas
manoel monteiro fadista armamar
Jogadores Tondela
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…

09.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Boy making photo of homemade cookies
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
Home » Notícias » Diário » “Sabores ao Centro!” distingue os melhores da gastronomia regional

“Sabores ao Centro!” distingue os melhores da gastronomia regional

Diogo Rocha (Viseu Dão Lafões) é um dos embaixadores do projeto que dá a conhecer os sabores do centro de Portugal

pub
 “Sabores ao Centro!” distingue os melhores da gastronomia regional - Jornal do Centro
14.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 “Sabores ao Centro!” distingue os melhores da gastronomia regional - Jornal do Centro
14.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 “Sabores ao Centro!” distingue os melhores da gastronomia regional - Jornal do Centro

O programa “Sabores ao Centro!” quer posicionar o Centro de Portugal como um destino de turismo gastronómico de referência. O anúncio foi feito na BTL, em Lisboa, onde foram dados a conhecer os “Chefs” que vão ser os embaixadores deste projeto, entre elas Diogo Rocha.

O programa “Sabores ao Centro!” assenta em quatro grandes medidas. Os prémios “Sabores ao Centro!”, que distinguirão 12 categorias, incluindo os “10 melhores restaurantes”, o “restaurante tradicional do ano” e o “chef revelação”, terão a sua primeira gala de atribuição em novembro. Uma agenda de eventos promoverá a diversidade e a sazonalidade da gastronomia regional, dando a conhecer os múltiplos eventos gastronómicos que acontecem ao longo do ano no Centro de Portugal. As Rotas Gastronómicas convidarão à descoberta dos sabores autênticos da região, promovendo a sustentabilidade e os produtos certificados, ao mesmo tempo que exploram paisagens icónicas e descobrem figuras de destaque do mundo gastronómico. Finalmente, a campanha de marketing “Sabores ao Centro!” terá como objetivo valorizar o talento dos chefs da região, sensibilizar para o impacto dos hábitos de consumo e promover experiências gastronómicas autênticas, destacando a importância da utilização de ingredientes locais e de práticas culinárias sustentáveis para melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Uma das novidades foi o anúncio dos primeiros cinco embaixadores do programa, cada um representando uma sub-região do Centro de Portugal: Hélio Loureiro (Região de Aveiro), Maria Caldeira Sousa (Beira Baixa), Luís Lavrador (Região de Coimbra), Diogo Rocha (Viseu Dão Lafões) e Ricardo Ramos (Região Beiras e Serra da Estrela). No total, o projeto contará com oito embaixadores, um por sub-região, que terão um papel ativo na promoção e divulgação do projeto.

Parceria Transfronteiriça e Rally de Portugal foram outros destaques do dia
A aposta na gastronomia foi também evidenciada noutra iniciativa do dia: a apresentação da Parceria Transfronteiriça entre o Centro de Portugal, o Alentejo e a Extremadura espanhola, que visa potenciar sinergias e promover um turismo conjunto entre os três territórios.

As iniciativas conjuntas previstas para 2025 incluem série de ações promocionais, que decorrerão em junho, em Madrid e Lisboa, junto dos meios de comunicação e que terão uma vertente de informação promocional para o público em geral; e um encontro empresarial a realizar em Elvas, em novembro, que juntará empresários e administrações do setor turístico do Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura.

O evento contou com uma degustação de produtos típicos e vinhos das três regiões, reforçando a gastronomia como um dos principais atrativos turísticos.

O dia terminou com a apresentação das etapas do Rally de Portugal no Centro de Portugal, que este ano arranca em Coimbra, tem o início competitivo com uma super-especial na Figueira da Foz, e inclui classificativas em Arganil, Góis, Lousã e, novidade este ano, em Águeda, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga. O crescente peso do Centro no percurso do Rally de Portugal evidencia a importância da região na rota dos grandes eventos desportivos nacionais e internacionais.

A apresentação do Rally foi apadrinhada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que sublinhou a importância que esta prova tem para o crescimento de atratividade turística da região e do país.

pub
 “Sabores ao Centro!” distingue os melhores da gastronomia regional - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 “Sabores ao Centro!” distingue os melhores da gastronomia regional - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar