No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A primeira fase da Segunda Divisão nacional está muito perto do fim e o ABC de Nelas continua em zona de apuramento de campeão. A equipa treinada por Rui Almeida está em igualdade pontual com o Fafe e tem o Bairros (com menos dois pontos) e o Rio Ave (com menos três) como principais rivais nessa luta.
E é precisamente em Vila do Conde, que os nelenses vão tentar dar um passo de gigante rumo ao apuramento. Mas desengane-se quem achar que, por ter menos três pontos, o Rio Ave vai ser um adversário mais fácil de ultrapassar. “Vamos encontrar muitas dificuldades. É uma boa equipa e que ainda está na luta, tal como nós para ir à segunda fase. Não é um jogo fácil, como nenhum o foi até agora, nem há-de ser”, remata o técnico.
Depois de jogar em Vila do Conde, o ABC fecha esta primeira fase em casa, recebendo o Saavedra Guedes, atual lanterna vermelha, já sem qualquer objetivo no que à luta pela subida diz respeito. Mas nada disso traz tranquilidade ao clube nelense. “É um sinal de alerta e de perigo. Quem anda atrás, não quer continuar nessa situação. Sabemos que, apesar de estarem com essa pontuação, é uma equipa com qualidade individual e coletiva”, refere Rui Almeida.
São Martinho de Mouros e Gigantes jogam derby
Na série C da Terceira Divisão há derby regional, separados por quatro pontos, São Martinho de Mouros e Gigantes de Mangualde protagonizam o jogo da jornada no que à região diz respeito. A quatro jogos do fim, com 12 pontos por jogar, o São Martinho tem, nesta fase, menos três pontos do que o Viseu 2001 B, que ocupa agora o terceiro lugar da série. O clube de Resende tem, portanto, ainda esperança de se qualificar. Já o Gigantes, com apenas dois pontos somados, terá uma missão mais difícil, não estando, ainda, matematicamente afastado da ida à fase de subida. Importa referir que o terceiro lugar pode dar acesso à fase seguinte, mas só os quatro melhores terceiros o vão conseguir.
O Viseu 2001 B que não deverá querer largar o terceiro lugar e até vai tentar chegar ao segundo posto, joga fora de casa, contra o Mozelos. Quando terminar esta jornada, ficam a faltar três jogos para o final desta primeira fase. Daqui em diante, qualquer ponto perdido (ou ganho) pode revelar-se decisivo.