marcha lgbt viseu
ARQUIVO_Diabetes_Movimento
ipg
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
foto
miss teen
praia da carriça
Home » Notícias » Diário » A família talentosa do hipismo

A família talentosa do hipismo

pub
 A família talentosa do hipismo - Jornal do Centro
30.04.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 A família talentosa do hipismo - Jornal do Centro
30.04.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 A família talentosa do hipismo - Jornal do Centro

Por terrenos de terra batida, chega-se até ao Centro Hípico de Viseu. António Matos Almeida, cavaleiro de alta competição recebeu-nos e apresentou-nos o seu filho. Do pai, não herdou só o nome, mas também o gosto por cavalos. Pode-se dizer que é uma família verdadeiramente talentosa, pois também a mãe de António Matos Almeida, Sónia Caetano, é professora de equitação.

Foi na quarentena, em março de 2020, que António Matos Almeida com apenas 7 anos de idade decidiu começar a ter aulas de equitação. “Foi à minha mãe que eu disse: hoje quero montar a cavalo”, entre gargalhadas, refere António. 29 de março de 2020 foi o dia D. O dia escolhido por este jovem talentoso. Até hoje, não parou de praticar este desporto.

Embora ainda muito novo, António acompanha desde os seus primeiros passos o percurso do seu pai. “Quando comecei a ver o meu pai, gostei muito e então quis montar a cavalo”, destaca. Com a ajuda dos seus pais, António começou por treinar com o cavalo Palpite e com a égua Tulipa, mais conhecidos por serem o “teimoso” e a “bondosa”. O Palpite, pelas palavras de António, diz ser teimoso, porque “relincha para as éguas e dá a entender que está ali” e a Tulipa é uma égua castanha que é treinada maioritariamente para “crianças”, daí ser “meiga”. Apesar das diferenças, António gosta “muito dos dois”.

Montar a cavalo é o dia-a-dia desta família e António tem aproveitado cada ensinamento. “Salto saltos, varas e ando a galope, passo e trote”, enumera António. Mas na verdade, o que mais gosta de fazer é “andar a galope e saltar saltos”, confessa.

Santar, Centro Hípico de Viseu, Montebelo e Alfeizerão foram os quatro locais de estreia do rapaz de 7 anos, António Matos Almeida. Estas provas foram para atletas não federados e António acabou por conquistar “rosetas e um colar”. Este ano, quando completar 8 anos de idade, tornar-se-á federado e representará o escalão de iniciados.

A cada dia, o gosto por cavalos aumenta e o desejo de ter um, também não fica para trás. Ciente do trabalho que tem pela frente, António salienta que “só quando soubesse andar bem a cavalo” é que os pais podiam oferecer-lhe um. Cristal é o nome anteposto para o primeiro cavalo que poderá vir a ter.

António tem o sonho de um dia “ter um Centro Hípico”, onde “quem quisesse andava lá”. Tal como muitas crianças, sonhos não lhe faltam. É “muito feliz a andar a cavalo”, mas a peça chave para completar o puzzle, é um dia tornar-se cavaleiro.

pub
 A família talentosa do hipismo - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 A família talentosa do hipismo - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar