Museum display: orange racing suits on the left, a video of a helmeted driver in a car on the screen, and a yellow race car in the foreground.
motards_hospital-10
Athletes stand on a podium: first place in center with green pants and white shirt, holding a certificate and wearing gold medal, flanked by second and third place winners on red/blue outfits; backdrop reads WMAC DAEGU 2026 with flags and sponsor logos.
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
People wearing over-ear headphones at an outdoor listening event, with a large headset prop in the foreground.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Six young dancers pose with medals and a large trophy in front of a dance competition backdrop, Portugal flag visible behind them.
Home » Notícias » Colunistas » A horta das faculdades

A horta das faculdades

25.09.21
partilhar

Graças às abençoadas vacinas, as restrições impostas por causa da Covid estão a cair umas a seguir às outras.
É o caso das praxes. No ano passado, por causa da peste, os “veteranorums” tiveram que meter a viola no saco, juntamente com os penicos que costumam enfiar na cabeça dos caloiros. Este ano, aí estão eles de novo.

As cidades estão outra vez a ser invadidas por morcegos vestidos de negro, com as suas “práticas humilhantes, que fazem uso abusivo de uma relação de poder baseada na antiguidade”, conforme muito justamente as descreveu, há um ano, o então presidente do Politécnico de Viseu, João Monney Paiva.

Pelos modos, estas “práticas humilhantes” voltaram ainda com mais força. Por causa disso, na quinta-feira de manhã, Joana Amaral Dias foi ao jardim do Campo Grande e, num “live” no Instagram, tratou de destratar, em directo, os tratantes dos praxistas.

A qualidade fílmica daqueles 4’54” não é grande coisa, a introdução ao tema por parte daquela “influencer” também nem por isso e o diálogo dela com as “veteranoras” e com os “veteranoros” é todo ele péssimo.
É tudo para esquecer menos o solilóquio final da conhecida comentadora televisiva, feito enquanto a morcegagem de capa e batina esvoaça à sua volta. O que Joana Amaral Diz consegue dizer naquele ambiente hostil merece transcrição para aqui: «A oligofrenia das faculdades…» [a palma de uma mão cresce em direcção à objectiva] «… e, por isso, …» [um intruso assenhoreia-se do enquadramento] «… é que as faculdades, também por isso, se transformaram em plantações de couves…» [com dificuldade, Joana consegue reaparecer no plano] «… e não propriamente em sítios de produção intelectual, de pensamento crítico, de discussão, de debate. Enfim…»

À hora que escrevo, o vídeo no Instagram já tem 202.547 visualizações. Os comentários àquele post não mostram grande pensamento crítico.
E, pelo que se percebe, aqueles “repolhos” e aquelas “couves-pencas” não vão desistir da porcaria das praxes.

Jornal do Centro

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Colunistas

Procurar