Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Colunistas » A importância da Consulta Pré-Natal

A importância da Consulta Pré-Natal

 A importância da Consulta Pré-Natal - Jornal do Centro
26.08.23
partilhar
 A importância da Consulta Pré-Natal - Jornal do Centro

por
Sofia Dias Costa

O acompanhamento Pediátrico não reside apenas na observação do bebé e da criança, mas também envolve a orientação dos pais e cuidadores, respondendo às suas dúvidas, ansiedade, medos e preocupações, assim como tem em conta o meio sócio-económico e cultural onde o bebé está envolvido.
A consulta pré-natal, realizada durante o 3º trimestre da gravidez, é o primeiro passo para o estabelecimento de uma relação de confiança entre o pediatra e a família do recém-nascido. Esta consulta tem como objetivo preparar a família para a chegada do novo bebé. É o momento privilegiado para os pais e cuidadores esclarecerem todas as suas dúvidas, receios e medos relativamente aos primeiros meses de vida do bebé que vai nascer. São abordados temas como a amamentação, o sono do bebé, o choro, as vacinas, a segurança rodoviária, os cuidados de higiene e ainda a prevenção de acidentes e os sinais que devem ser motivo de preocupação, de forma a ajudar os pais/cuidadores nos primeiros dias após a saída da maternidade. Para além destes assuntos, a consulta foca-se também no momento do parto, estendendo-se desde o planeamento da ida para a maternidade, a preparação da mala, as roupinhas, até à abordagem dos diferentes tipos de parto e as suas implicações, o momento do nascimento, a clampagem do cordão umbilical e a criopreservação das células estaminais.
É também fundamental o conhecimento por parte do pediatra da vigilância da gestação e intercorrências ocorridas na mesma – infeções, alterações nas ecografias, problemas de saúde maternos que surgiram na gestação, entre outros que possam influenciar a vigilância do futuro recém-nascido. Do mesmo modo, é de extrema importância a informação sobre doenças familiares, perceber se os bebés daquela família são habitualmente saudáveis, se há ou não irmãos e como é a evolução infantil dos mesmos.
É um momento que permite aos pais a oportunidade de se focarem em todo o mundo da maternidade, de falarem de estratégias/opções para lidarem com o que há de vir, sem estarem cansados ou distraídos pelo ser humano pequenino que têm nos braços.
Por fim, e mesmo que a família que observamos tenha já vasta experiência na área, há todo o espaço que esta necessitar para melhorar possíveis preocupações e cuidados antecipatórios de forma a proporcionar a parentalidade com as maiores tranquilidade e felicidade possíveis.

Sofia Dias Costa, Pediatra no Hospital CUF Viseu – Consulta Pré-Natal

 A importância da Consulta Pré-Natal - Jornal do Centro

Jornal do Centro

pub
 A importância da Consulta Pré-Natal - Jornal do Centro

Colunistas

Procurar