No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Mercado Municipal de Moimenta da Beira vai receber, no próximo dia 20 de novembro, a segunda edição do Festival da Abóbora organizado pela Câmara Municipal.
O evento, que teve a sua primeira edição em 2019, promete juntar no mesmo dia um concurso de abóboras, outro de abobrinhas ecológicas, um magusto e um mercado da terra, além de música e animação.
O festival arranca às 9h30. Em comunicado, a Câmara de Moimenta da Beira refere que o concurso vai incluir a décima edição do Concurso de Abóboras da vila, que irá reconhecer a maior, a mais pesada e a mais original com prémios em dinheiro. As abóboras vão ser depois expostas para todos os visitantes.
Vai ser ainda realizado o segundo Concurso d’Abobrinha Ecológica para as escolas e que irá distinguir as abobrinhas mais ecológica e mais criativa, com vista a incentivar os mais novos à criatividade e à sensibilização para o respeito pelo ambiente.
Segundo a Câmara, a abóbora terá de ser “decorada ou criada com materiais reciclados por cada escola ou turma”. O prémio para os vencedores será consistido em livros ou jogos didáticos. Os exemplares serão expostos no átrio dos paços do concelho até dia 30.
Na música, o Grupo de Cantares da Câmara Municipal e o Grupo dos Professores de Música do Município animarão o ambiente com as suas atuações. Também irão marcar presença as castanhas assadas no magusto de S. Martinho.
Além disso, o Mercado Municipal vai abrir as portas para uma “Feirinha da Terra” das 9h30 às 13h00.