en222 são joão da pesqueira
santa_comba_dao_1_varanda_com_estoria-min
Mercado de Natal_2 mortágua 1
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Diário » A menor percentagem de estrangeiros residentes em Portugal está em três concelhos do distrito de Viseu

A menor percentagem de estrangeiros residentes em Portugal está em três concelhos do distrito de Viseu

pub
 Prémios Goncourt e Leya, livros de Coetzee, Maryse Condé e outros inéditos em maio
24.12.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Prémios Goncourt e Leya, livros de Coetzee, Maryse Condé e outros inéditos em maio
24.12.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 A menor percentagem de estrangeiros residentes em Portugal está em três concelhos do distrito de Viseu

Cinfães, Resende e Tabuaço são os três municípios de Portugal com a menor percentagem de estrangeiros residentes em 2020 e 2021. Mas, ainda assim, Viseu é um dos distritos que em 2021 viu aumentar a sua população estrangeira, mais 12,1% relativamente ao ano anterior. Os dados constam do Relatório Estatístico Anual do Observatório das Migrações que indica que Portugal tem municípios onde mais de um terço da população residente é estrangeira.

Em 2021, o único distrito que voltou a ter uma quebra da população estrangeira foi Bragança (-4,5%), tendo todos os outros distritos do país mais ou menos aumentado o número de estrangeiros com títulos de residência.
Portugal viu os perfis das entradas de estrangeiros alterarem-se desde 2008. Até à primeira quinzena do século XXI, as principais razões de entrada ou de solicitação de entrada no país eram de natureza laboral.
Desde então, devido à situação económica vivida em Portugal e à diminuição de oportunidades de trabalho onde os imigrantes tendiam a inserir-se, os fluxos de entrada de imigrantes e estrangeiros começaram a associar-se ao reagrupamento familiar e ao estudo.

As 10 nacionalidades estrangeiras mais numerosas em Portugal em 2021 são: a brasileira (29,3% dos estrangeiros residentes nesse ano), a britânica (6%), a cabo-verdiana (4,9%), a italiana (4,4%), a indiana (4,4%), a romena (4,1%), a ucraniana (3,9%), a francesa (3,8%), a angolana (3,7%) e a chinesa (3,3%).

Mantendo a tendência de anos anteriores, nota-se que a população de nacionalidade estrangeira residente em Portugal é tendencialmente mais jovem que a população de nacionalidade portuguesa. Enquanto a população estrangeira apresenta uma grande concentração nas idades ativas entre os 20-49 anos (60,6% em 2019 e 60,7% em 2020), a população de nacionalidade portuguesa, para o mesmo intervalo de idades, concentra apenas 36,3% dos seus cidadãos (era 36,6% em 2019). Por outro lado, apenas 9,5% dos estrangeiros residentes tem 65 ou mais anos, enquanto os residentes de nacionalidade portuguesa nesse grupo etário atingem os 23,3% em 2020 (22,9% em 2019).

Portugal tem-se destacado como um dos países mais envelhecidos do mundo, pelo que o tema da relação entre envelhecimento e imigração assume-se como incontornável. Uma das causas relaciona-se com os fluxos migratórios – a saída da população, especialmente dos grupos etários em idade fértil e ativa, não é compensada pela entrada de imigrantes. Embora o reforço do envelhecimento demográfico seja uma tendência transversal ao conjunto dos países da União Europeia, Portugal encontra-se entre os países europeus com mais grave fragilidade demográfica, assumindo-se como o quarto país da UE27 com maior proporção de idosos (pessoas com mais de 65 anos), o que acarreta importantes consequências ao nível da evolução da população.

Por outro lado, a 1 de janeiro de 2020 e de 2021, Portugal mantinha-se entre o grupo de países com menor percentagem da população com menos de 15 anos de idade (respetivamente, 13,6% e 13,4%), ocupando a terceira posição, depois de Malta (13,4% nos dois últimos anos) e Itália (respetivamente, 13% e 12,9%).

Sabia que

* Sabia que nas escolas públicas portuguesas há alunos de 170 nacionalidades?

* Em 2020 o número de estrangeiros a aprender português foi de 13 mil

* Portugal foi um dos primeiros países do mundo a criar um Plano Nacional para Implementação do Pacto Global para as Migrações

* Segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em 2020 residiam em Portugal 662.095 cidadãos estrangeiros com título de residência válido, representando 6,4% do total de residentes do país

pub
 Prémios Goncourt e Leya, livros de Coetzee, Maryse Condé e outros inéditos em maio

Outras notícias

pub
 Prémios Goncourt e Leya, livros de Coetzee, Maryse Condé e outros inéditos em maio

Notícias relacionadas

Procurar