No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Já estão abertas as inscrições para a edição deste ano do Poldra, iniciativa dedicada à apresentação de obras de escultura e arte pública em Viseu.
O objetivo passa por procurar novas obras “que proponham novas interpretações dos sítios e espaços, reinventando-os e reinterpretando-os, promovendo uma interação entre o visitante e os locais de implantação” além do olhar.
A Mata do Fontelo vai voltar a receber as obras do Poldra, sendo que a organização prevê alargar este ano o circuito de arte pública a céu aberto.
Em comunicado, a organização do Poldra refere que o ‘open call’ aberto visa encontrar “propostas de obras de arte site-specific”, ou seja, arte dedicada ao local de exposição.
“Esta chamada, dirige-se sobretudo a artistas visuais que trabalham nos campos da instalação, pintura, escultura e media art. As participações de grupos de artistas são bem-vindas. As candidaturas são gratuitas e devem ser especificamente concebidas para a Mata do Fontelo”, pode ler-se na nota. As inscrições terminam a 18 de abril.
Os participantes devem enviar um ficheiro no formato PDF, com um máximo de 20 páginas, onde deverá constar o nome do autor e do título provisório da proposta, uma memória descritiva até 300 palavras, a descrição do processo de montagem, construção e necessidades técnicas e logísticas, a previsão orçamental, o cronograma da criação e da instalação e um máximo de cinco imagens, vídeos ou sons sobre a proposta, como desenhos, maquetes e montagens fotográficas.
O Poldra realiza-se há três anos, tendo recebido obras de artistas como Kiluanji Kia Henda, Rui Sanches, Miguel Palma, Cristina Ataíde, Neeraj Bhatia, Pedro Pires, Steven Barich, Elisa Balmaceda, Kaitlin Ferguson & Natalia Bezerra, Liliana Velho, Jazmin Charalambous e Signe Ferguson & Thanasis Ilonomou.
O POLDRA conta com o apoio do programa Viseu Cultura, da Câmara de Viseu.