No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A missão era só uma. Aproveitar este jogo – antes adiado – para voltar a posicionar-se no top-4 da Série A da Liga Revelação, que dá acesso à fase de Apuramento de campeão. Académico de Viseu e Leixões encontravam-se em Matosinhos, após o jogo da primeira volta da competição ter dado vitória para a equipa da Beira Alta.
Pequenas desatenções pagam-se caro
Mais equilíbrio não poderia haver numa fase inicial do encontro. Ambas as equipas entraram em campo com a intenção de contruir jogo, o que fez com que a partida nos primeiros minutos se desenrolasse muito com duelos a meio-campo e onde, por vezes, alguns rasgos individuais nas laterais aproximavam a bola das duas grandes áreas.
Por volta dos 20’ o Académico aproximou-se com perigo da baliza do Leixões por duas ocasiões. Primeiro, Papo não conseguiu acertar na baliza deserta e na segunda situação Rodri não conseguiu a melhor receção face ao passe a rasgar de Martim Ferreira.
Aos 30’ foi a vez do Leixões aproximar-se com perigo da baliza do Académico, mas Matheus mostrou-se a grande nível ao defender o remate de Arome. No pontapé de canto que resultou dessa jogada, a equipa de Matosinhos inaugurou o marcador. Alguma desatenção na marcação defensiva do Académico, com Hugo Faria a aproveitar para marcar o primeiro golo do encontro. Resultado ao intervalo: vantagem do Leixões por uma bola a zero.
Eficácia necessária entre poucas oportunidades
Em busca do resultado, o segundo tempo começou com um Académico de Viseu mais ofensivo, mas o primeiro lance de registo desta etapa apenas chegou aos 57’ Cruzamento de Martim Ferreira e Sena nas alturas a cabecear por cima.
Cinco minutos depois a vida complicou-se ainda mais para o Académico. Grande penalidade assinalada a favor do Leixões e na conversão, Moshood não desperdiçou. Na reação o Académico de Viseu apostou na posse, com a turma de Matosinhos na contenção para segurar o resultado.
Aos 80’ o Académico começou a jogar com mais um jogador em campo, face à expulsão por duplo amarelo de Hugo Faria. Com vantagem numérica a turma que viajou de Viseu não conseguiu reduzir diferenças e viu outro penálti ser assinalado contra si, já em minutos de compensação, que Matheus conseguiu defender. Resultado final: vitória do Leixões por dois a zero.
O desaire coloca o Académico de Viseu no 5º lugar da tabela classificativa, com 13 ponto, em igualdade pontual do SC Braga – a dois da zona de Apuramento de Campeão. Para a semana a equipa de Viseu vai receber no seu estádio o FC Vizela.