No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A ACERT, em Tondela, vai assinalar neste domingo (21 de março) a partir das 21h00 o Dia Mundial da Poesia com uma sessão online.
Neste dia, esta sessão contará com a interpretação poética, pelos atores da companhia de teatro Trigo Limpo, de sete letras de canções que vão descolar-se da música para a declamação, além da participação de cinco cantores.
O diretor da ACERT, José Rui Martins, fala de “um programa extremamente aliciante na medida em que irá consistir na interpretação pelos atores de poemas que serviram de base para canções de referência”.
“Portanto, vão fazer uma declamação mostrando que os poemas não vivem só dentro da música. Por outro lado, lançámos desafios a músicos da nossa relação de afetos para que musicassem e fizessem músicas originais. Será o presente que vamos dar às pessoas para celebrar o Dia Mundial da Poesia”, afirma.
Já o Dia Mundial do Teatro, a 27 de março, será assinalado através da revisitação de alguns dos espetáculos do reportório da ACERT.
“Vamos ocupar o palco com as devidas medidas de distância, mas os atores já irão quase numa antecipação do que irá acontecer a 19 de abril, onde as salas vão abrir aos espetadores. Nós iremos revisitar, ainda de uma forma fugaz, alguns dos espetáculos que temos em repertório e que, a partir de 19 de abril, circularão por todo o país”, afirma José Rui Martins.
A 3 de abril, a ACERT volta a celebrar a tradicional Queima do Judas através da iniciativa “Não Judas” através de um direto nas redes sociais. José Rui Martins reconhece que “é o segundo ano em que não podemos realizar nos moldes habituais com espetadores junto de nós celebrando o espetáculo que produzimos anualmente”.
“Vamos criar um direto em que a equipa da ACERT irá marcar com esse momento como melhor o irá fazer, fazendo a antevisão possível do que todos desejamos que recomece a 19 de abril”, remata.