hermeto pascoal _ Gabriel Quintão
fernando ruas Viseu Cresce
ipv-politecnico
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Lifestyle » Acha que consegue? Há mais de 200 marcas de cerveja para descobrir na Bacchus

Acha que consegue? Há mais de 200 marcas de cerveja para descobrir na Bacchus

pub
 Acha que consegue? Há mais de 200 marcas de cerveja para descobrir na Bacchus - Jornal do Centro
28.11.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Acha que consegue? Há mais de 200 marcas de cerveja para descobrir na Bacchus - Jornal do Centro
28.11.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Acha que consegue? Há mais de 200 marcas de cerveja para descobrir na Bacchus - Jornal do Centro

Há mais de 250 marcas de cerveja para descobrir no Bairro de Santa Eugénia, em Viseu. Belgas, essencialmente, mas também alemãs e portuguesas. Brancas, pretas, IPAS, lager, porter, weiss… todo um mundo para descobrir no novo “show room” da Bacchus, empresa exportadora de cervejas artesanais.
Para o fundador da Bacchus, o belga Rene Bemelmans, chegou a hora de oferecer um espaço onde clientes e apreciadores podem ter um contacto mais direto com o produto, até porque, na arte de beber e apreciar cerveja, há muito para aprender, desde o copo que se utiliza ao tipo de garrafa que acondiciona o liquido.
O empresário diz estar satisfeito com a aceitação que a cerveja artesanal tem tido junto dos clientes portugueses e destaca as “fantásticas” cervejas portuguesas, também artesanais, que já estão no mercado, como por exemplo a Mickas feita em Vouzela.
Acreditando que beber cerveja deve ser “uma experiência única”, Rene Bemelmans gosta de explicar quais as diferenças entre cada tipo, como são feitas, quais as origens e como se devem apreciar. É que em cada cerveja, cada garrafa e cada rótulo há tradições quase milenares.

Estilos de cerveja

São várias as classificações que se podem escolher para diferenciar os diversos estilos de cervejas. Há quem prefira classificá-las pelo tipo de fermentação, sendo que, deste modo, se formam dois grandes grupos: as Ale (cervejas de alta fermentação) e as Lager (cervejas de baixa fermentação). As cervejas podem classificar-se quanto ao teor alcoólico e ao extrato primitivo, em “cerveja sem álcool”, “cerveja com baixo teor alcoólico”, “cerveja corrente”, ” cerveja especial” e “cerveja extra”.
Sucintamente, o que difere uma cerveja Ale de uma cerveja Lager? Basicamente, a levedura utilizada e, consequentemente, o processo de fermentação. No caso das Ale, a fermentação dá-se num ambiente de temperatura relativamente alta, entre 15º a 24º C ou mesmo mais.

Já as Lager requerem temperaturas entre os 8º e os 14º C. Após a fermentação, nas cervejas Ale a levedura sobrenada a cerveja, no fermentador e nas cervejas Lager deposita-se no fundo do mesmo. 

Em resultado desta diferença, as Ale têm uma maior gama de aromas e sabores influenciados pela levedura, habitualmente com notas frutadas complexas ou a especiarias, por exemplo; já as Lager produzem um sabor mais limpo, com maior expressão das características transmitidas pelos cereais e pelo lúpulo. Na prática há situações em que é difícil dizer se uma determinada cerveja é da família das Ale ou das Lager.

Se uma Pilsner é notoriamente uma Lager e uma Imperial Stout uma Ale, o que dizer de certas Doppelbock? São Lagers, por conceito e formulação, mas muitas têm espírito de Ale. Para além do mais, dentro destas duas famílias existem dezenas de estilos, alguns com diferenças muito subtis entre si. Dado ter sido no Reino Unido e nos E.U.A. que se desenvolveu a definição dos estilos cervejeiros, a maioria deles tem ainda a sua designação em inglês.

(fonte: Cervejeiros de Portugal)

{#slide|10|slide#}

pub
 Acha que consegue? Há mais de 200 marcas de cerveja para descobrir na Bacchus - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Acha que consegue? Há mais de 200 marcas de cerveja para descobrir na Bacchus - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar