No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A ADICES – Associação de Desenvolvimento Local quer recuperar e promover a gastronomia regional dos concelhos que a integram através de uma carta gastronómica.
O projeto já foi apresentado à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Segundo afirma a ADICES em comunicado, a carta gastronómica tem como objetivos principais “a recuperação e repositório através da criação de inventário das receitas tradicionais, ao mesmo tempo que identifica, cataloga e caracteriza os produtos tradicionais”.
O projeto passa por iniciativas como “elaboração de fichas de identificação das receitas tradicionais, capacitação e divulgação das fichas de identificação do receituário junto de estabelecimentos de ensino e restaurantes a par da capacitação de recursos humanos na hotelaria, restauração e animação turística, e criação de identidade gráfica e edição da carta gastronómica”.
A Carta Gastronómica da Região, que é como o projeto se chama, será assim, segundo propõe a ADICES, “um instrumento de valorização do território através da conceção, produção e desenvolvimento de uma ferramenta determinante para a sua promoção, divulgação e consolidação junto das comunidades locais e público em geral, com envolvimento particular dos agentes locais de restauração, alojamento e animação turística”.
A missão passa por, entre outros objetivos, “aproximar a oferta existente às práticas identitárias locais, promovendo uma cozinha de autenticidade onde a história das receitas e produtos são assimiladas pelos agentes locais”, além do aumento da visibilidade territorial, do fomento das dinâmicas económicas locais e da valorização da gastronomia “enquanto ativo único e inigualável, que se assume como memória e pertença local que atraia visitantes e turistas ao território”.
O projeto visa complementar as ofertas regionais, suportando-se na parceria estabelecida com os municípios de Águeda, Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela, que integram a ADICES, e com as estratégias das comunidades intermunicipais da Região de Aveiro, Região de Coimbra e Viseu Dão Lafões, contando ainda com o apoio da Comissão Vitivinícola da Região do Dão, da Comissão Vinícola da Bairrada e da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas.