Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Câmara de Viseu e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil assinaram esta quinta-feira (29 de julho) um acordo que prevê instalar no Aeródromo Municipal um novo edifício e três hangares destinados à instalação de novas valências de socorro e Proteção Civil.
O protocolo prevê, para já, a execução dos projetos de arquitetura e especialidades para as obras do edifício e dos equipamentos.
A presidente da Câmara, Conceição Azevedo, revelou que o Aeródromo poderá receber “um comando nacional de emergência e Proteção Civil alternativo, um centro de meios aéreos e um comando sub-regional de emergência e Proteção Civil”, além dos referidos hangares.
“Temos ainda a convicção de que, numa fase posterior, associaremos a este projeto o comando regional de emergência e Proteção Civil do Centro. Com a celebração deste protocolo, fica demonstrado que a articulação estruturada dos diferentes agentes é o segredo do sucesso das responsabilidades que todos os dias nos são incutidas no âmbito da Proteção Civil”, acrescentou.
Conceição Azevedo lembrou que Viseu definiu sempre como prioridade a Proteção Civil, lembrando a recente integração de novos operacionais nos Bombeiros Sapadores no passado fim de semana, o que permitiu “melhorar a capacidade de ação e intervenção” da corporação.
A autarca defendeu que “uma população informada é uma comunidade preparada”, lembrando as ações de formação, esclarecimento e sensibilização que têm sido organizadas para a população.
A presidente da Câmara defendeu ainda que a autarquia tem investido na “prevenção estrutural e operacional”. “Nada tem sido deixado ao ocaso e é com muito orgulho que vejo este trabalho multilateral a ser desenvolvido com uma coordenação e um nível técnico de excelência”, concluiu Conceição Azevedo.
Responsável máximo da Proteção Civil elogia Viseu
A cerimónia da assinatura do protocolo contou com a presença do brigadeiro-general Duarte Costa, presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Na sua intervenção, o responsável deixou elogios à atuação da Câmara de Viseu e realçou que as autarquias têm um papel fundamental no combate aos fogos e na assistência à população.
“Não acredito que seja possível termos capacidade de Proteção Civil sem a ajuda e o permanente empenho das autarquias. Quero felicitar todo este empenho e a visão de futuro que Viseu tem tido na construção de um sistema mais resiliente. Representa um exemplo que deve ser tomado a nível nacional do empenhamento de uma câmara municipal na construção de um sistema de Proteção Civil”, proferiu.
Duarte Costa referiu ainda que o protocolo assinado com a autarquia viseense vai permitir a criação de um “polo de Proteção Civil importantíssimo nesta região”.
O atual Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu, que será brevemente substituído pelo futuro comando regional, está instalado no antigo edifício do Governo Civil.