Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
A Câmara de Aguiar da Beira vai organizar, em novembro, o Roteiro Gastronómico do Míscaro. Uma iniciativa inédita no concelho que vai abranger doze restaurantes.
Segundo a autarquia, o roteiro surge com o objetivo de “impulsionar e promover” a gastronomia local e os seus agentes económicos, “contribuindo para o desenvolvimento social, económico e cultural do concelho” e também “demonstrar o que de melhor se produz, apresentando um resultado final e uma qualidade de excelência”.
“Também é pretensão valorizar o património imaterial, demonstrando os saberes e sabores que se guardam na nossa região e que passam de geração em geração, trazendo cada vez mais novidades, sempre com o toque e o gosto que foi deixado por quem ensinou”, acrescenta.
O míscaro amarelo é um dos produtos mais típicos de Aguiar da Beira. O município convida “todos os apreciadores de míscaros e dos produtos regionais” a fazerem parte do evento.
Os restaurantes vão fazer ementas livres com este género de cogumelo, ficando “ao critério de cada um a sua escolha”.
A iniciativa decorre numa altura em que Aguiar da Beira recebe outros eventos, como a segunda parte do Campeonato do Mundo de Orientação de Juniores, que terá lugar nos dias 4 e 5 na Quinta das Lameiras e no dia 6 em Carapito, onde os espetadores poderão participar na prova JWOC Tour.
Outras atividades estão previstas no âmbito do roteiro, como o Passeio Micológico, a Caminhada do Míscaro e um magusto comunitário.
Os restaurantes aderentes são Beira Lapa, Beira Serra, Cabicanca, Café Paraíso, Caldeirinha, Panifex – O Padeiro, O Tenreiro, Pizzaria Nascer do Sol, Pizzaria de Santo Estevão, Quinta de Santo Estevão, Terreiro de Santa Cruz e Terma’s Park.