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A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) quer promover o pão tradicional português com a Plataforma Nacional do Pão (PNP), apresentada recentemente e que visa certificar todos os produtos relacionados com este conceito.
“A Plataforma Nacional do Pão representa um desafio único, agarrado pela AHRESP com o objetivo de definir as características do “Pão Tradicional Português” e conceder uma certificação a todos os produtos que correspondam ao conceito”, explica Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, citada num comunicado da associação patronal dos setores da hotelaria e da restauração.
A PNP pode ser subscrita por entidades públicas, privadas e estatais, nomeadamente produtores, agricultores, distribuidores, prestadores de serviços, comerciantes, municípios, associações, estabelecimentos de ensino e investigação, e cidadãos.
Ao subscreverem a PNP, os subscritores passam a ser “membros” e assumem a missão de qualificar e promover o pão tradicional português “pela sua identidade histórico-cultural e enquanto produto nacional reconhecido”.
Para concretizar esta missão “será criado um laboratório para o desenvolvimento e inovação de produto, mas também uma biblioteca especializada sobre pão e os seus ingredientes, que contenha também estudos científicos, garantindo assim a qualificação de quem produz e trabalha o pão tradicional”, esclarece Ana Jacinto.
Asseguradas todas as condições de produção, a AHRESP pretende depois desafiar os membros da PNP a criarem “uma rede de estabelecimentos que produzem” o pão tradicional e promoverem esses mesmos espaços.