cantinho_dos_animais-7
viseu senhora da beira
Afonso Rodrigues CD Tondela
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Colunistas » Ainda o teletrabalho

Ainda o teletrabalho

 Ainda o teletrabalho - Jornal do Centro
18.03.21
partilhar

Há meio ano a esta parte referi que o mundo do teletrabalho estaria em fase de transformação. De facto, mais do que nunca urge atualizar significativamente a legislação laboral desta forma de prestação de trabalho. As novas realidades que existem à volta do teletrabalho necessitam de uma maior preocupação por parte do legislador. Esta alteração é necessária por várias ordens de razão.
Desde logo importa custa adicionais para as famílias nos seus consumos familiares variáveis (luz, gás, água e internet). Mais, precisa-se definir e separa a vida familiar da vida profissional regulando definitivamente e de forma objetiva o direito a desligar. A acrescer a isto, a zona de descanso dos lares portugueses, confunde-se hoje em dia com o local de trabalho, pois as casas não foram construídas e/ou pensadas a pensar neste tipo de vivência continuada e segmentada. Observa-se uma permeabilização entre família e trabalho, consequências também da era covid em que o mundo acontece em casa.
No limite, existe o assédio e violação da privacidade dos trabalhadores por parte de alguns empregadores, impondo a sua presença por comunicações fora do horário de trabalho e exigindo ocasionalmente trabalho extra. Há uma deturpação do horário de trabalho como justificação para atingir objetivos, garantir lugares ou renovação de contratos.
Sabemos que a forma de teletrabalho da era covid é substancialmente mais complexa pois as circunstâncias da sua implementação, a obrigação legal para a empresas e muitas vezes o desconhecimento do manuseamento das novas tecnologias, trouxe problemas ao mundo do trabalho. São dores de crescimento e neste caso dores de crescimento digital. Cabe ao estado e ao governo intervir para colmatar e atenuar estas novas realidades do século XXI.

 Ainda o teletrabalho - Jornal do Centro

Jornal do Centro

pub
 Ainda o teletrabalho - Jornal do Centro

Colunistas

Procurar