Continuam as reações à morte de António Almeida Henriques. O presidente do PSD, Rui Rio, lamentou a morte do autarca viseense através da rede social Twitter, recordando-o como “um ilustre deputado”. Em domingo de Páscoa, o líder da oposição apresentou “sentidas condolências” à família.
Também Paulo Rangel, eurodeputado e chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu, lamentou a morte de Almeida Henriques, através do Twitter. Em poucas palavras, enviou “um abraço de conforto e de homenagem” à família, “a Viseu e aos seus cidadãos e a toda a região Centro”, pode ler-se no perfil de Rangel, que recorda que o autarca viseense “se bateu toda a vida” por Viseu e por toda a região Centro.
O vice-presidente da bancada PSD, Ricardo Batista Leite, fez questão de emitir uma nota por Almeida Henriques através do Twitter: “Sinto-me profundamente triste por saber que o nosso amigo, colega, companheiro de tantas lutas e Presidente da Câmara de Viseu partiu deste mundo. Paz à sua alma, estimado António Almeida Henriques. Um abraço com muita força para todos os familiares e amigos”, pode ler-se na página do social-democrata.
Além de Rangel, o antigo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, lembra em declarações ao jornal Observador Almeida Henriques como um homem que “dedicou a vida a Portugal e a Viseu”. Álvaro Santos Pereira foi ministro da tutela da qual Almeida Henriques também foi secretário de Estado Adjunto e recorda o presidente da Câmara de Viseu como “uma pessoa bastante querida de todos”.
“É com pesar” que o primeiro-ministro, António Costa, deixou igualmente umas palavras de alento à família e amigos do autarca de Viseu. “António Almeida Henriques foi um defensor do poder local como pilar da democracia e sempre um lutador por Viseu e os viseenses”, pode ler-se na página de Twitter de Costa.
O advogado e ex-presidente do CDS Viseu, Francisco Mendes da Silva, recorda momentos com Almeida Henriques: “Por exemplo após as assembleias municipais, mesmo as mais acesas, com as refregas mais agrestes entre nós, quando me abordava para perguntar pelos meus pais e pelos meus filhos (especialmente pelo “nosso portista”)”, pode ler-se na sua página do Facebook, onde não esquece “a forma como desarmava a tensão mostrava que tinha a perfeita noção das prioridades da vida”.
Além de presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques foi também deputado à Assembleia da República, nas IX, X e XI e XII Legislaturas e vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, entre 2005 e 2007 e 2010 e 2011.
Participou também no Governo PSD/CDS-PP liderado por Passos Coelho e Paulo Portas como secretário de Estado-Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, entre 2011 e 2013.